Um homem, que se apresenta como Rafael Nunes e representante do “Ministério Público da Saúde”, está aplicando golpes na população através de mensagens por WhatsApp. De acordo com relatos, ele se coloca à disposição para agendar vacinação contra a Covid-19.
“Venho em meio da nossa plataforma online realizar o agendamento da sua vacinação. Vamos lá digite ok para começar”, diz a mensagem. Em seguida, havendo retorno da pessoa, o criminoso acrescenta: “Por favor me envie o número do protocolo de 6 dígitos enviado via SMS. Vamos lá!”
De acordo com informações do Ministério Público de Mato Grosso, esse alerta encaminhado por “Rafael Nunes”, se trata de uma tentativa de golpe. A instituição informa que não realiza agendamentos de vacinação contra Covid-19 ou qualquer outra doença.
Além disso, a entidade destaca que essa não é sua atribuição e que o “Ministério Público da Saúde”, citado pelo golpista, não existe.
As características das mensagens demonstram com tentativas de invasão aos celulares que responderem. Golpistas tem o objetivo de utilizar o número e o nome do titular da conta telefônica para solicitar dinheiro em forma de pedido de ajuda financeira ou falsas campanhas de doações humanitárias.