As matrículas abertas para novos alunos em escolas estaduais de Mato Grosso se encerram nessa sexta-feira (8), segundo a Secretaria Estadual de Educação (Seduc). Neste ano, foram abertas 78.335 vagas em 323 escolas de 52 municípios.
As solicitações devem ser feitas pelo site da secretaria de Educação. www.seduc.mt.gov.br
O processo de matrícula web acontece, exclusivamente, nas unidades escolares que terão as matrículas solicitadas pela internet. Algumas escolas regulares, especializadas, do campo, quilombolas, indígenas e Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas) não participam da matrícula web.
De acordo com a Seduc, até às 10h desta quarta (6), foram 13.607 solicitações via web, o que representa cerca de 17% das vagas oferecidas. Para as escolas da capital as matrículas começaram na segunda-feira (4). Das 18.183 vagas abertas, apenas 4.856 foram solicitadas até esta manhã.
Escolas tradicionais como a Souza Bandeira e Liceu Cuiabano preencheram todas as vagas ainda na segunda-feira, mas outras, como a Presidente Médici, continuam com disponibilidade.
No estado, são 60.152 vagas disponíveis e 8.751 solicitadas até o momento.
Uma das hipóteses para a baixa procura, segundo a Seduc, é o medo dos pais de mandarem os filhos para as escolas por causa da Covid-19. No entanto, a secretaria afirma que está tomando todas as medidas para evitar a contaminação do coronavírus.
Cadastro do usuário e matrícula
Antes de solicitar a matrícula web é preciso fazer o cadastro do usuário no site da Seduc www.seduc.mt.gov.br. Ao fazer o cadastro, o sistema vai gerar o login e a senha de acesso do usuário, que deverá ser usado para a matrícula.
Na sequência, ocorre o pedido de matrícula web. Ao confirmar a solicitação, o sistema emitirá uma ficha com as informações cadastradas, que deve ser levada pelos pais ou responsáveis na unidade escolar, junto com a documentação exigida. A data e o horário para que o documento seja levado estarão especificados na ficha.
A matrícula só será efetivada quando validada pela escola. O horário de atendimento para confirmação da matrícula nas escolas que atendem nos três turnos será das 7h às 19h e nas que atendem dois turnos, das 7h às 18h30.
Documentos
Para confirmar a matrícula, o aluno maior de 18 anos ou os pais ou responsáveis devem levar originais e, preferencialmente, cópias dos seguintes documentos:
- RG e CPF do pai, da mãe ou do responsável legal
- certidão de nascimento ou casamento do aluno;
- RG e CPF do aluno;
- fatura atualizada de energia elétrica da residência dos pais/responsáveis
- histórico escolar ou atestados de transferência para alunos transferidos;
- tipo do Grupo Sanguíneo e Fator RH do aluno;
- cartão atualizado de vacina do aluno (de acordo com a Lei Estadual
- Nº10.736, de 09 de agosto de 2018);
- -atestado médico oftalmológico do aluno, apenas para o Ensino
- Fundamental (de acordo com a Lei Estadual n°10.739, de 10 de agosto de
- 2018)
Suporte
Pais ou responsáveis que não têm acesso à internet podem ir até a sede da Seduc, onde há terminais de computadores para realização da matrícula web. Técnicos da secretaria também estão no local para dar orientação e suporte a quem precisa.
A secretaria fica no Centro Político Administrativo, na mesma rua da antiga sede, local onde anteriormente funcionava a Sinfra.