Cidades

MT Ciências levará conhecimento científico à população durante expedição Araguaia Cidadão

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), por meio do MT Ciências, projeto desenvolvido pela Superintendência de Desenvolvimento Científico Tecnológico e de Inovação, participará da segunda edição da expedição Araguaia Cidadão da Justiça Comunitária de Mato Grosso. O evento ocorre entre os dias 7 e 15 de novembro em três municípios da região Leste do Estado. 

A expedição é uma iniciativa do Poder Judiciário de Mato Grosso, que conta com parceiros para a ação. A Seciteci ofertará conhecimento científico e tecnológico à população.

O secretário da Seciteci, Nilton Borgato, ressalta que por meio destas parcerias, milhares de pessoas são beneficiadas.

“É importante dizer que iniciativas como estas do Poder Judiciário de Mato Grosso, voltadas ao desenvolvimento e atendimento social, são extremamente importantes e devem ser fomentadas. Por isso, a Seciteci apoia e participa em cumprimento ao nosso papel de elevar a capacidade científica e tecnológica para o desenvolvimento sustentável do Estado”, disse.

Segundo a superintendente de Desenvolvimento Científico Tecnológico e de Inovação da Seciteci, Lectícia Figueiredo, a equipe da Seciteci participará da ação nos dias 07 e 08 em São Félix do Araguaia, 11 e 12 em Novo Santo Antônio e 14 e 15 em Cocalinho, das 8h às 16h.

“O objetivo principal é realizar a maior jornada de solidariedade no Vale do Araguaia e a Seciteci vai atuar como parceira na popularização da ciência. A expedição começou dia primeiro e segue até 16 de novembro promovendo a cidadania em um total de cinco municípios da região e o MT Ciências vai integrar as ações em três cidades”, disse.

A expedição ofertará serviços sociais, atendimentos na área da saúde, jurídico, confecção de registros e certidões, entre outros.

A coordenadora de Popularização da Ciência da Seciteci, Marilene Passos, explica que a equipe composta por quatro pessoas vai expor o planetário digital em 360°, óculos de realidade virtual, robôs lego mindstorm e diversos experimentos científicos aos visitantes.

“Estas cidades são distantes da Capital, portanto dificilmente estes moradores teriam acesso a tantos serviços ao mesmo tempo. Por meio desta parceria poderemos popularizar a ciência para estas pessoas cumprindo nosso papel de servir a sociedade e promover uma verdadeira inclusão social”, disse.

Todos os serviços serão ofertados com a devida atenção e cuidado para prevenção ao coronavírus.

A expedição

Em 2019, a expedição foi realizada em duas etapas: a primeira em agosto e a segunda em novembro. Somente na segunda etapa foram realizados 26.215 atendimentos nas cidades de Santa Terezinha, Luciara, São Félix do Araguaia, Novo Santo Antônio e Cocalinho, as mesmas que serão visitadas na edição deste ano.

Também foram doadas 4,6 toneladas de roupas, duas mil mudas de plantas e realizados casamentos sociais de 41 casais. Cerca de 60 parceiros contribuíram com a realização do evento em 2019.

Este ano, em razão da pandemia da Covid-19, haverá apenas uma edição.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.