Cidades

Aumento na produção após início das chuvas derruba preços de frutas, verduras e legumes

Os preços de legumes, verduras e frutas estão em queda nos mercados atacadistas de Cuiabá e Várzea Grande. Pelo menos 22 produtos tiveram redução, entre eles tomate, berinjela, jiló, chuchu e pimenta de cheiro. Por outro lado, o preço da mandioca continua em alta.

De acordo com a Secretaria de Agricultura Familiar do estado (SEAF-MT), esses alimentos tiveram os valores reduzidos entre 40% a 80% em uma semana devido ao aumento na oferta.

Com a chegada das chuvas, a produção melhorou. No caso da pimenta de cheiro, ela estraga rapidamente depois de ser colhido e por isso os produtores abaixam os preços para vender mais.

Enquanto isso, a mandioca teve um aumento de 25% na última semana. A falta do produto nas feiras e mercados se deve à produção menor neste ano.

A técnica em Desenvolvimento Econômico e Social da Secretaria de Agricultura Familiar (Seaf-MT), Doraci Siqueira, explica que, com a seca prolongada, houve menos oferta do produto.

“O preço dela estava muito baixo e com isso desestimulou os produtores a plantarem esse produto. Também a seca que foi muito prolongada este ano e com isso teve menos oferta do produto e consequentemente o preço aumentou", afirma.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.