Mais de 20 mil pessoas foram convocadas para trabalhar como mesárias nas eleições do próximo domingo (15). Os mesários serão divididos em aproximadamente 7 mil seções eleitorais em todo o estado, para atender 2,3 milhões de eleitores.
As pessoas convocadas para trabalhar nas eleições recebem dois dias de folga para cada dia em que estiver à disposição da Justiça. Recebem também um auxílio-alimentação e ganha pontos como critério de desempate em concursos públicos.
A Justiça Eleitoral afirmou que todas as seções de votação adotarão medidas de prevenção contra a pandemia, para garantir a saúde do eleitor.
“Muito álcool em gel nas mãos, nos equipamentos, nas urnas antes e depois do uso. Há vários fatores que são novidades nestas eleições. Aumentou o horário de votação, de 7h até as 17h, sendo que até Às 10h a prioridade é para idosos”, ressaltou o chefe de apoio às zonas eleitorais, Aílton Lopes Júnior.
O aplicativo E-título é outra forma de prevenção ao vírus. Ele permite que os eleitores que precisarem justificar o voto, façam de maneira digital. Também há a possibilidade de votar pelo aplicativo.
“Nós orientamos os eleitores a baixarem o aplicativo, pois terá muitas vantagens. Ele poderá votar apresentando apenas o E-título, assinar o caderno de votação e ir embora”, disse.