Cidades

Hotéis de MT aumentam taxa de ocupação após queda de 17% durante pandemia

Dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Mato Grosso (ABIH-MT) apontam que de janeiro a outubro deste ano, em comparação com o mesmo período de 2019, o estado teve uma queda de 17,7% na taxa de ocupação durante a pandemia da Covid-19. O levantamento foi divulgado nessa segunda-feira (9).

A média de ocupação, segundo a Associação, ficou em 39,8%. O indicador está abaixo de 2019, que foi de 57,5% nesse mesmo período.

No entanto, os hoteleiros acreditam que o pior ficou para trás, já que nos últimos meses a taxa de ocupação voltou a aumentar. O mês de abril foi considerado um dos piores para o setor, pois a taxa de ocupação se restringiu a 5%.

À época, alguns hotéis chegaram inclusive a fechar as portas. Uns definitivamente. Outros, temporariamente.

A gerente do Hotel Intercity, Liliane Alcântara, disse à Associação que ficou seis meses de portas fechadas e só decidiu retomar as atividades no início do mês passado. Segundo ela, atualmente, a taxa de ocupação média no local é de 40%.

Nesta reta final de 2020, o setor projeta uma temporada diferente dos anos anteriores. A aposta está nos atrativos locais, embora o final de ano seja considerado alta temporada principalmente para os destinos de praia.

O presidente da ABIH, Jack Abboudi, considera que o cenário controlado de pandemia – porém não resolvido – fará com que muitas famílias optem por destinos de viagens de lazer próximas de suas origens.

Desde o início da pandemia, a ABIH-MT e a Associação Brasileira das Governantas (ABG) estabeleceram protocolos com recomendações para garantir a segurança de hóspedes e funcionários, que vão desde o uso de álcool gel e máscaras, até protetores faciais. Também foram recomendados cuidados específicos na troca e higienização de toalhas e roupas de cama, além da limpeza frequente dos filtros dos condicionadores de ar, entre outras medidas.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.