Cidades

Incêndio volta a ganhar força no Pantanal e atinge margens do Rio Paraguai em MT

O fogo voltou a ganhar força no Pantanal de Mato Grosso e chegou às margens do Rio Paraguai. Até então o fogo subterrâneo entre as camadas do subsolo vinha sendo controlado no Parque Nacional, mas agora se espalhou pela superfície. O fogo na região começou em julho.

O incêndio atingiu as margens do Rio Paraguai e está ameaçando regiões que já estavam controladas.

Segundo as equipes que atuam no combate, essa região ainda está muito seca. Por isso, os incêndios estão retornando à superfície e com força.

Um helicóptero do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) reforça a operação de combate às chamas.

Há cerca de 15 dias as equipes de combate aos incêndios florestais no Pantanal começaram a ser reduzidas a partir da diminuição de focos e da chegada das chuvas.

Mas as chuvas ainda são muito fracas para penetrar no solo e extinguir o fogo subterrâneo.

Pelo menos nos próximos três dias ainda não tem previsão de chuva pra região do parque nacional.

De janeiro até agora, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) identificou 21.260 focos de calor no pantanal é o maior número já registrado pelo instituto.

Segundo a análise do Corpo de Bombeiros, atualmente são 642 focos ativos no Pantanal.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.