Economia

Abate mensal de bovinos em Mato Grosso cai 6% neste ano em comparação com 2019

O número de bovinos abatidos nos frigoríficos está caindo em Mato Grosso, desde junho. De janeiro a setembro, foram abatidos cerca de 3,9 milhões de cabeças de bovinos. A média mensal é cerca de 6% menor se comparado com o mesmo período do ano passado.

O Sindicato das Indústrias Frigoríficas do estado (Sindifrigo) aponta que o estado corre o risco de não ter gado suficiente para o abate a partir de 2021. O setor gera mais de 24 mil empregos em Mato Grosso.

Com a menor oferta de animais para as indústrias e com a forte demanda de exportação da carne, a arroba está valorizada. Nos últimos cinco meses, a arroba do boi acumulou alta de quase 40%, de acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Atualmente, está cotada em R$ 242 no estado.

Com isso, a carne também teve um aumento nos preços no comércio. Isso tem ocorrido em 95% dos cortes bovinos pesquisados no varejo de Cuiabá. Nos últimos 12 meses, subiram em média 25%.

As maiores altas foram no quilo da costela e do músculo. Ambos tiveram aumento de quase 50% no último ano.

De acordo com o levantamento de preços, nesse período, o quilo do acém é o que ainda está compensando para consumo. O corte foi um dos poucos que não tiveram alta significativa. Ele está custando cerca de R$ 21.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26