Cuiabá terá uma sequência de dias chuvosos depois de enfrentar meses de calor intenso e umidade relativa do ar abaixo de 20%. Dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe) apontam 80% de possibilidade de chuva a partir desta terça-feira (13) até sexta-feira (16).
A qualidade do ar também deve melhorar. De acordo com o Centro de Previsão, nos próximos três dias, a umidade deve variar entre 25% e 65%.
Nesta terça-feira, a previsão é de mínima de 25°C e máxima de 36°C. Conforme o instituto, a temperatura máxima permanece abaixo dos 40°C até o fim de semana.
A capital teve um setembro histórico por causa do calor extremo. A temperatura foi igual ou maior do que 40°C em pelo menos 20 dos 30 dias do mês.
Inclusive, no último dia do mês, Cuiabá bateu dois recordes históricos de calor em um intervalo de três horas nessa quarta-feira (30). Às 14h a capital registrou 43,7°C. Já às 17h os termômetros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) marcaram 44°C, estabelecendo um novo recorde de calor desde dezembro de 1910, quando começaram as medições.
Outubro também começou com temperaturas acima dos 40°C, mas começa a cair com a chegada da chuva.