Cultura

Biblioteca de escola de Alta Floresta disponibiliza 2 mil títulos de livros digitais

A biblioteca da Escola Estadual Vitória Furlani da Riva, localizada em Alta Floresta (a 803 quilômetros ao norte da Capital), está sempre inovando. Além de contar com mais de 6 mil volumes impressos, a biblioteca criou a modalidade online, ao disponibilizar cerca de 2 mil títulos digitais, que podem ser baixados no celular ou computador para ser lido onde o estudante quiser.

A Biblioteca Online já está disponível para os cerca de 560 alunos matriculados desde o 9º ano do ensino fundamental e ensino médio. Em breve estará acessível para toda a comunidade escolar.

Segundo o responsável pela biblioteca, Lindomar Rosa de Oliveira, ao optar por um livro, o aluno entra em contato com o professor que, por sua vez, solicita a publicação eletrônica.

“Fazemos busca na listagem. Se o livro estiver em PDF, será transmitido eletronicamente para o professor, que vai repassar para o aluno. É tudo gratuito e não precisa de devolução por se tratar de um livro eletrônico”, adianta Lindomar.

Para ter acesso ao acervo – tanto eletrônico, como impresso –, o aluno deve ter acesso ao WhatsApp e o número está disponível na página do facebook da biblioteca. Entre os títulos disponíveis, estão os clássicos A Moreninha, Capitães de Areia, Dom Casmurro, Iracema, O Cortiço, O Crime do Padre Amaro, Vidas Secas, entre outros.

Caso o aluno também queira o livro impresso, poderá solicitar no momento da retirada da apostila. Nesse caso, o aluno deverá fazer a devolução.

“A tendência é ampliar o número de livros digitais. Os novos títulos serão adicionados e, no momento da consulta pelo aluno ou funcionário da escola, vamos estar informando se o livro já está disponível ou não”, ressalta Lindomar.

O diretor da escola, Jean Carlos Rezendes Santos, destaca que a equipe gestora aprovou a sugestão do responsável pela biblioteca. No entendimento do gestor, a ideia será estendida a todos os professores.

“Claro que o plano inicial é atender a todos os alunos. Vamos estudar uma forma para que todos tenham acesso aos livros digitais. E temos a opção dos livros impressos também. Não é por falta de livros que nossos alunos não farão leitura. A equipe gestora estuda também estratégias para os professores incluírem o uso da biblioteca online em seus planos de aula”, salienta.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e