Estima-se que um a cada 10 cachorros possa desenvolver algum tipo de problema cardíaco. Essas condições costumam afetar os cães mais idosos por conta de um enfraquecimento do músculo do coração ou por conta da predisposição genética de algumas raças específicas, mas os pets de qualquer idade, raça e porte podem ser acometidos pelas doenças cardíacas, que muitas vezes são silenciosas e demoram para serem percebidas.
No mês de setembro, acontece a campanha Setembro Vermelho de conscientização e cuidados com o coração na medicina humana e na medicina veterinária. Pensando nisso, listamos a seguir as principais doenças cardíacas que podem afetar os cachorros.
Persistência do Ducto Arterioso
Problemas cardíacos como causa secundária de outras enfermidades
É muito importante ficar atento aos sinais que o seu cachorro dá quando não está bem. Respiração ruidosa e aumentada, intolerância ao exercício, cachorro tossindo e falta de apetite são motivos para procurar um médico veterinário. O diagnóstico precoce de doenças cardíacas é fundamental para evitar que problemas maiores aconteçam. Por isso, check-ups e exames de rotina são essenciais.