Um homem foi detido na laje da Cadeia Pública Feminina de Nova Xavantina (653 km a Nordeste de Cuiabá), em atitude suspeita, na madrugada de quinta-feira (18.06). Os policiais penais perceberam, por imagens das câmeras de segurança, que havia uma pessoa no teto da ala de reeducandas provisórias, e foram até o local.
O suspeito foi detido, sendo necessário uso de arma não letal (dois disparos) para que ele parasse e ficasse em posição segura. Com ele, foram encontrados uma tesoura de ponta aguda, um isqueiro e uma mochila com 11 aparelhos celulares e uma sacola cheia de fumo.
O homem foi levado para a Delegacia de Polícia de Nova Xavantina, onde os policiais penais registraram a ocorrência. Porém, foi liberado pelo delegado no mesmo dia, após ser constatado que se tratava de um menor de idade. Os policiais penais relataram ainda que na delegacia o menor informou ter mantido contato com uma pessoa contaminada por coronavírus (Covid-19).
Após a ação na unidade, foi realizada revista na ala das reeducandas provisórias, e os policiais penais encontraram um carregador de celular na cela 02.