Cerca de 40 integrantes do Movimento de Artes Cênicas de Mato Grosso participaram de uma videoconferência com representantes do Governo Estadual e da Prefeitura Municipal de Cuiabá para debater e propor ações de auxílio aos profissionais da arte e de fomento à cultura. O encontro virtual ocorreu na manhã desta quinta-feira (26).
O grupo de artistas destacou que a classe foi extremamente prejudicada devido ao isolamento social provocado pelo surto de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, no Brasil e no mundo. O movimento alega que parte dos profissionais está em situação crítica e necessita de ajuda para suprir necessidades básicas.
A classe também reivindicou projetos de estímulo à cultura no Estado, com oficinas, cursos, workshops e bolsas manutenção, assim que o período de quarentena terminar.
O secretário Allan Kardec, titular da pasta de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), apresentou de um calendário de ações culturais para o Estado, totalizando um investimento de cerca de R$ 10 milhões.
A Secretaria também garantiu a criação de uma medida emergencial no valor de R$ 300 mil para artistas de todos os segmentos em situação de risco e/ou vulnerabilidade social.
No entanto, a forma como os recursos serão liberados ainda está sendo analisada pela Secel. A expectativa é que o trâmite seja definido até a próxima segunda-feira (30).