Cultura

Artistas de MT pedem apoio do poder público para profissionais mais afetados pela pandemia

Cerca de 40 integrantes do Movimento de Artes Cênicas de Mato Grosso participaram de uma videoconferência com representantes do Governo Estadual e da Prefeitura Municipal de Cuiabá para debater e propor ações de auxílio aos profissionais da arte e de fomento à cultura. O encontro virtual ocorreu na manhã desta quinta-feira (26).

O grupo de artistas destacou que a classe foi extremamente prejudicada devido ao isolamento social provocado pelo surto de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, no Brasil e no mundo. O movimento alega que parte dos profissionais está em situação crítica e necessita de ajuda para suprir necessidades básicas.

A classe também reivindicou projetos de estímulo à cultura no Estado, com oficinas, cursos, workshops e bolsas manutenção, assim que o período de quarentena terminar.

O secretário Allan Kardec, titular da pasta de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), apresentou de um calendário de ações culturais para o Estado, totalizando um investimento de cerca de R$ 10 milhões.

A Secretaria também garantiu a criação de uma medida emergencial no valor de R$ 300 mil para artistas de todos os segmentos em situação de risco e/ou vulnerabilidade social.

No entanto, a forma como os recursos serão liberados ainda está sendo analisada pela Secel. A expectativa é que o trâmite seja definido até a próxima segunda-feira (30).

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e