Cidades

Recuperandos reformam escola e transformam salas de aula deterioradas

Vinte recuperandos do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Tangará da Serra promoveram a reforma de cinco salas de aula e do corredor da Escola Estadual Patriarca da Independência, no distrito de Progresso, a 16 km da sede do município. Os reeducandos participaram da cerimônia de entrega da obra, realizada na terça-feira (18.02), e foram aplaudidos pelo trabalho realizado com capricho, carinho e profissionalismo.

A reforma contemplou a instalação elétrica, avarias no telhado, forro e no piso. Foram pouco mais de 60 dias de trabalho diário para que a obra fosse concluída antes do início das aulas, no dia 10 de fevereiro. A Escola Estadual Patriarca da Independência tem 400 alunos dos Ensinos Fundamental e Médio e possui 12 salas de aula, cinco delas recém-reformadas.

O assessor pedagógico da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), Saulo Scariot, destacou que além de promover a remição de pena (um dia a menos a cada três dias trabalhados), o serviço dos recuperandos também trouxe economia aos cofres públicos e agilidade. A Seduc forneceu o material e a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) a mão de obra dos recuperandos. A ideia desta parceria partiu dos servidores e da diretora da escola, Silvana Verciano. 

“A escola recebeu pouco mais de R$ 30 mil para materiais de construção. Se fosse licitar, a obra não ficaria menos de R$ 180 mil e levaria meses para contratação e a execução. Com pouco dinheiro, fizemos muito e queremos expandir a parceria para mais escolas e isso partiu de uma boa ideia de nossos servidores”, disse Scariot.

O secretário adjunto de Administração Penitenciária da Sesp, Emanoel Flores, destacou que o órgão trabalha com muitas parcerias e tem feito muito com poucos recursos, diante das limitações orçamentárias. Ele ressaltou ainda que os servidores do Sistema Penitenciário têm feito a diferença para que obras como a realizada na escola se tornem realidade.

“Em Rondonópolis, temos várias obras realizadas por meio da mão de obra dos nossos recuperandos. É uma parceria em que todos ganham. Agradecemos aos nossos servidores que acompanham os trabalhos e têm feito além de suas funções”, disse. 

O promotor José Jonas Sguarezi Junior destacou que o reconhecimento ao serviço realizado pelos reeducandos traz mais autoestima e a mensagem de que o trabalho é um dos caminhos para melhorar a vida e dar uma segunda chance às pessoas privadas de liberdade.

A juíza corregedora da Comarca de Tangará da Serra, Edna Coutinho, parabenizou os reeducandos e agradeceu a direção do Centro de Detenção por contribuírem com a obra. “Queremos expandir esta iniciativa para outras escolas do município, entidades, pois além de remir a pena, a sociedade é beneficiada”.

Também participaram do evento o deputado estadual Dr. João, um representante do gabinete do deputado estadual Thiago Silva, a presidente da Fundação Nova Chance, Dinalva Oriede de Souza, o diretor do CDP de Tangará da Serra, Roberto Siqueira, presidente do Conselho da Comunidade, João Agapito, vereadores do município, além de agentes penitenciários.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.