Olhos claros chamam bastante atenção em diversas circunstâncias e com os caninos não seria diferente. Principalmente pelo fato da tonalidade castanha ser predominante entre as raças.
Apesar de serem remotas as chances de um cachorrinho nascer com olhos verdes ou azuis, já que olhos dessas cores são considerados “defeitos genéticos” (por serem recessivos), algumas raças são mais propensas a receberem os genes que deixam os olhos do peludinho mais coloridos – às vezes, até um de cada cor. Conheça algumas delas:
Husky Siberiano
É a primeira (pra não dizer a única) raça que vem à cabeça quando a gente pensa em cachorro com olhos azuis. São bastante gentis, entusiasmados e resistentes, também pudera, afinal suportar o frio siberiano não é moleza. Podem ter dois olhos castanhos de qualquer tom, dois olhos azuis, um olho de cada cor ou duas cores em um único olho! A pelagem também varia de cor: do preto ao branco puro. Saiba mais sobre a raça.
Border Colie
Considerada a raça canina mais inteligente, ele é um excelente cão pastor e uma das raças mais antigas. Registros datados do século de XVI evidenciam a existência de Borders(que ainda não tinham esse nome). O olhar do Border Collie também se destaca, uma vez que muitos donos de rebanho dizem até hoje que exemplares desta raça conseguem “hipnotizar” os outros animais, mostrando o que desejam apenas os olhando de forma fixa e focada. Saiba mais sobre ele.
Dachshund
Pois, é! O famoso salsichinha criado há muito tempo na Alemanha para caçar texugos pode ter olhos azuis ou verdes. Ele era muito utilizado para trabalhos em subsolos devido à sua forma corporal. Sua caixa torácica alongada permite processar o ar com eficiência, já as pernas curtas dobram-se rapidamente, facilitando o movimento nos túneis. A gente tem mais informações sobre ele, confira!
Dálmata
O que mais poderia chamar atenção além das tão conhecidas manchinhas por todo corpo? Somente olhos coloridos, é claro! O nome provém da região da Dalmácia, na Croácia, onde existem vestígios da raça. No entanto outros indícios mais antigos de que a raça já existia foram encontrados. Por exemplo, no Egito encontraram pinturas em tumbas que se assemelhavam muito às características do Dálmata. Além disso, desenhos dentro de uma capela na Itália datadas de 1.360 retratavam cães manchados, parecidos com os Dálmatas que conhecemos hoje. Leia mais sobre esse astro do cinema.
Pastor Australiano
Muito confundido com o Border Collie, o pastor australiano possui como particularidade a ausência de rabo. Bastante ativo e brincalhão, este cão de pastoreio vem ganhando destaque no meio urbano por sua inteligência e lealdade. Em alguns países, são famosos como cães de busca e salvamento, embora não sejam tão grandes fisicamente para tal atividade. Ficou curioso? Clique aqui e saiba mais sobre o Pastor Australiano.
Dogue Alemão
Também conhecido em alguns países por “cachorro dinamarquês”, foi utilizado nos séculos anteriores como cão de caça e cão de guerra. O Dogue Alemão é um cachorro dócil e é um incrível companheiro. Eles se tornaram muito populares recentemente, apesar de todas as dificuldades que implicam em criar um cachorro de porte gigante. Saiba tudo sobre a raça que inspirou o Scooby-Doo.
Weimaraner
Com sua pelagem marrom ou chumbo, um par de olhos claro fica de fato muito bonito! O Weimaraner é um cachorro tipicamente de caça e tiro e se destaca como um excelente farejador, além de ótimo em apontar e buscar presas. Alertas e sempre atentos ao que acontece ao redor, possuem bastante energia e resistência, por isso é um dos cães de trabalho favoritos em diferentes países do mundo. Leia um conteúdo especial sobre a raça.
Welsh Corgi Cardigan
Conhecido no mundo inteiro como o “cão da rainha”, o Welsh Corgi Cardigan ou Pembroke Welsh Corgi chama a atenção por suas orelhas bem compridas e seu rabo quase que ausente. Curioso e forte, este cãozinho de patas curtas costuma ser destemido e bastante ativo, com um latido surpreendente. Criado para pastorear gados no século XI, o corgi ganhou popularidade por ser a raça favorita da Rainha Elizabeth II, quem até hoje frequentemente aparece acompanhada de pelo menos um exemplar da raça – será que tem os olhos claros? Leia mais sobre esse cãozinho de nome difícil de pronunciar.