Economia

Ministério Público quer suspensão do plantio experimental da soja

O Ministério Público do Estado (MPE) quer a suspensão do plantio experimental de soja programado para fevereiro em Mato Grosso. O ministério emitiu recomendações às entidades do agronegócio e a órgãos do Executivo alertando para o risco proliferação da ferrugem asiática e de contaminação com agrotóxico.

As notificações assinadas pelos promotores Ana Luiza Peterlini e Joelson de Campos Maciel, na quinta (30), são endereçadas ao secretário César Miranda (Desenvolvimento Econômico), ao presidente do Indea (Instituto de Defesa Agropecuária), Tadeu Moceli, e ao presidente da Aprosoja, Antônio Galvan.

O plantio experimental está programado para o período de vazio sanitário, quando fica obrigatória de suspensão dos plantios da soja. Se o vazio é quebrado costuma-se a aumentar o uso do agrotóxico para mitigas pragas.

O experimento foi programado a partir de estudo realizado pela Fundação de Experimento e Desenvolvimento Tecnológico Rio Verde. O plantio deve ser feito em trinta áreas no tamanho de 50 hectares cada. O Indea e a Aprosoja chancelaram a pesquisa.

Mas, os promotores que produziram a notificação contestam a legalidade. Eles alegam que a exclusão do Ministério Público e da Procuradoria Geral do Estado (PGE) da pesquisa invalida o documento. A justificativa é que o ambiente é "direito indisponível que, pela sua natureza e interesse público, o torna irrenunciável, inalienável e intransmissível".

Os promotores afirmam ainda que a Embrapa e Fundação Mato Grosso apontam para o risco de uso de agrotóxico no período do vazio criar uma "ponte verde" que aumentaria a resistência das pragas às substâncias de controle.

Acrescentam ainda esse fator contribui para colocar “em risco não só as lavouras de soja de todo o Brasil, mas o meio ambiente e a população, que serão expostos a uma maior quantidade de pulverizações de fungicidas (agrotóxicos), causando poluição no ar, água, solo e, também, possível contaminação de pessoas".

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26