Economia

Instalação da comissão da reforma tributária é adiada

Prometida para esta quinta-feira, a instalação da comissão de deputados e senadores para analisar as propostas de reforma tributária foi adiada, sem uma nova data definida. A informação é do gabinete do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Na quarta-feira, após se reunir com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o ministro da Economia, Paulo Guedes, Alcolumbre anunciou que o colegiado seria criado formalmente nesta quinta. A partir de então, o grupo teria 90 dias para apresentar um texto que fosse consenso entre as duas Casas.— Esta comissão será constituída amanhã (quinta-feira). A indicação da Câmara de 15 deputados e a indicação de 15 senadores será feita e publicada amanhã no Diário do Senado Federal — disse Alcolumbre, ao sair da reunião desta quarta-feira com Guedes.

A previsão, no entanto, não se concretizou. Ainda não há informações sobre as razões para o adiamento da instalação. Hoje, tramitam no Congresso duas propostas de emenda à Constituição (PEC) sobre a reforma tributária, uma na Câmara, outra no Senado. O objetivo da comissão é unificar os dois textos e também incluir em um só projeto as sugestões do governo.

O objetivo dos líderes do Congresso é que os trabalhos ocorram durante o recesso parlamentar, que começa oficialmente no dia 21 de dezembro, para que, na volta dos trabalhos do Legislativo, já seja possível começar a tramitação da proposta conciliatória. As regras do Congresso não preveem a criação de comissões mistas para tratar de emendas à Constituição. Esse tipo de colegiado só é formado para deliberar sobre outros tipos de projetos, como medidas provisórias ou o projeto do Orçamento.

Uma PEC deve, necessariamente, começar a tramitar pela Câmara ou pelo Senado. Mesmo não estando prevista no regimento, líderes concluíram que a comissão poderia ser um ambiente político para garantir o consenso em uma proposta considerada complexa.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26