Cultura

Espetáculo na UFMT apresenta jingles que marcaram época

Em comemoração aos 50 anos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e dos 30 anos dos cursos de Música e de Comunicação da instituição, 38 jingles que marcaram época serão apresentados no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), nessa quarta-feira (4).

Segundo a organização, o espetáculo 'Ode à Publicidade: jingles, a alma do negócio' contém jingles ainda presentes na memória popular, anunciando os mais variados produtos.

O evento ainda contará com a participação da cantora Vera Capilé, a Orquestra Cuiabana de Choro e os grupos musicais Mesa para 6, Cururu Tradição Cuiabana do Coxipó e Arte Cidadã, além de estudantes e professores da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA).

O espetáculo será dividido em quatro partes: 'O rádio não se sustenta sozinho'; 'Os famosos e inesquecíveis'; 'O quá, eu sou de Cuiabá'; e 'É Tempo de Natal'.

Evento faz parte da Semana de Comunicação — Foto: Willian Gomes/Divulgação
Evento faz parte da Semana de Comunicação — Foto: Willian Gomes/Divulgação

O maestro arranjador, Abel Santos Anjos Filho, responsável pela direção do musical, traz para a apresentação algumas características de uma opereta, intercalando com leveza e humor a execução e interpretação dos jingles com pequenos diálogos.

“Com o advento do rádio e a possibilidade de divulgar produtos ao público em geral, a arte das musas da Grécia Antiga se viu com uma nova roupagem: a dos jingles. O triunfo da Grécia Antiga se concretiza nos jingles. E esperamos que o público cante conosco”, convida.

O evento faz parte da Semana de Comunicação, organizada pelo Diretório Acadêmico de Comunicação Social (DACOS).

Idealizado e coordenado pelo professor Javier Eduardo López Díaz, o evento visa mostrar a evolução e a profissionalização do mercado publicitário e, ao mesmo tempo, relembrar os jingles que marcaram época.

Javier contou que, apesar de a música estar presente desde sempre nas mensagens publicitárias, os jingles só ganharam notoriedade no Brasil a partir de 1932, quando a publicidade foi legalizada no rádio brasileiro.

“Hoje a produção das peças publicitárias atingiu um nível de excelência e os jingles continuam muito eficazes para fixar a marca, o conceito e o produto na mente dos consumidores”, explicou.

Espetáculo contém jingles ainda presentes na memória popular — Foto: Willian Gomes/Divulgação
Espetáculo contém jingles ainda presentes na memória popular — Foto: Willian Gomes/Divulgação

Intitulado 'Pão Bragança', o primeiro jingle do Brasil foi criado em 1932 por Antônio Gabriel Nássara e Luiz Peixoto. Ambos trabalhavam na Rádio Philips, no Rio de Janeiro, no programa que ia ao ar aos domingos com Ademar Casé. A princípio, a música foi criada como propaganda para a Padaria Bragança.

Na época, o dono da padaria não queria saber de publicidade, mas preferiu dar uma chance ao radialista para convencê-lo.

Bastou que o anúncio ficasse pronto para que ele logo mudasse de ideia e passasse a financiar a própria propaganda, além de 15 minutos de duração do programa.

O sucesso alcançado pelo jingle também se deve à interpretação diferente de vários artistas, como Carmem Miranda, Francisco Alves, Mário Reis, Silvio Caldas e Noel Rosa, que se revezavam semanalmente para cantá-lo.

Redação

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