Economia

Receita trava início de voos internacionais no Marechal Rondon

A Receita Federal trava o início da operação de voos internacionais pelo aeroporto Marechal Rondon. O órgão pede a liberação de um espaço maior que o aprovado no pedido de autorização de voos entre países.

O superintendente da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), Laelson Augusto do Nascimento, em visita ao terminal nesta terça-feira (11), diz que as instalações alfandegárias já estão prontas, mas não foram entregues por causa da nova exigência da Receita. A área construída hoje e aprovada pela instituição é de apenas 51 m² e a Receita exige um espaço de 180 m².

“Hoje, a Infraero não tem o poder de fazer nenhuma ampliação porque está na fase de transição com a concessionária que ganhou a licitação e vai administrar o aeroporto. A previsão de transição é para o final de dezembro, finalizando todo o processo no início de janeiro de 2020”.

No formato atual, o aeroporto tem condições de atender 200 passageiros por hora. O início da internacionalização se dará com dois voos semanais da empresa Azul de Cuiabá a Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Os membros da comitiva concordaram que não há necessidade de ampliação neste momento.

O superintendente disse que já existe parecer favorável da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), do Ministério da Agricultura e da Polícia Federal para a autorização do voo internacional para a Bolívia.

“Temos que resolver esta questão porque o Brasil precisa ser destravado e as coisas precisam ser simplificadas. Precisamos gerar emprego e renda e os governos federal, estaduais e municipais não podem atrapalhar. Temos que ter alternativas para ir e vir”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda.

Os voos internacionais pelo Marechal Rondon estão travados há pelo menos cinco anos. Em 2016, um voo transportando o então governador de Santa Cruz de La Sierra, capital da Bolívia, Rubens Costas Aguilera, e autoridades políticas e empresariais foi anunciado como inauguração do terminal internacional, desde então as viagens estão travadas.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26