“Essa exposição terá várias obras inéditas dela”, informa Gervane de Paula, marido de Magna Domingos e curador da mostra coletiva “Opus Magna”, que acontece em Cuiabá, com início na quarta-feira (07), em homenagem à produtora cultural, na Galeria Arto.
São aproximadamente 40 participantes, entre artistas, amigos, artesões, escritores e familiares que estão promovendo a exposição de homenagem a Magna Domingos, que faleceu em novembro de 2018, aos 46 anos.
Gervane de Paula é artista plástico e foi casado com Magna durante 14 anos. Ele conta que a ideia da homenagem partiu dele e que era para a mostra ter se iniciado no dia 23 de julho, data que se comemoraria o aniversário de Magna, porém não houve tempo hábil para o início na data.
“A exposição contempla todas as modalidades das artes visuais. Do desenho ao vídeo. Da pintura à fotografia e a instalação”, comenta Gervane.
Conforme o curador, a exposição contará com trabalhos de Adir Sodré, Jonas Barros, Benedito Nunes, Dalva de Barros, Raimundo Reis, Luiz Marchetti, entre outros. “A ideia é fazer uma homenagem com pessoas que produziram projetos que a homenageia. A Magda era uma pessoa bastante querida e envolvida no movimento cultural”.
O primeiro recorte da mostra apresentará os projetos artísticos produzidos por Magna Domingos, em seguida terá fotografias, documentos, reportagens e registros a respeito de sua atuação como produtora cultural e no terceiro recorte, que finaliza a exposição, há as diversas homenagens dos artistas.
Sobre Magna
Pintora, gestora e animadora cultural, jornalista de formação, especialista em planejamento e gestão cultural, esteve mestranda no programa de Estudo em Cultura Contemporânea (ECCO) da UFMT. Como pintora foi premiada no Salão Jovem Arte e Salão de Artes Plásticas de Mato Grosso do Sul. Atuou nas mais diversas linguagens artística e cultural: música, fotografia, artesanato, teatro, artes visuais, audiovisual.
Em sua atuação quanto gestora e animadora cultural foi responsável pelas quatro edições do Salão Mato-grossense de Fotografia, realizado pelo Sebrae/MT. Realizou o Prêmio Bolsa de Pesquisa Fotográfica Arne Sucksdorff. Foi Produtora Executiva da Orquestra do Estado de Mato Grosso nos anos de 2006 a 2009. Atuou como Gerente de Artes Visuais da Secretaria de Estado de Cultura e Coordenadora de Ações Artísticas, implantou o Pavilhão das Artes, momento que trouxe à Cuiabá a “32ª Bienal de São Paulo – Incerteza Viva” e o “Prêmio CNI Sesi Marcantonio Vilaça”, esteve à frente da Secretaria de Cultura de Juruena – MT (2002/ 2003).
Editou e publicou o livro Mato Grosso Território de Imagens (2008/ Edições Aroe). Organizou diversas exposições de artes coletivas e individuais, tanto em território nacional e no exterior, entre elas a Itinerância "Dalva de Barros 80 anos" e “Cores do Pantanal”, no Circuito Cultural Lusófono, realizado no Palácio Cabral em Lisboa/ Portugal . Foi fundadora e presidente do Instituto Boca de Arte. Sua última atuação foi como analista de Arte e Cultura do SESI – MT.
“Ela era muito envolvida no movimento cultural. Ela tinha um olhar no futuro. A ideia dela sempre foi colocar Cuiabá no circuito de arte nacional”, conta Gervane.
Serviço: Opus Magna
Galeria Arto (Av. Dom Bosco, 1776 – Centro Sul, Cuiabá – MT, 78015-180 – 3025 2090)
Abertura: 07 de agosto, às 20h.
Visitação: 08 de agosto a 06 de setembro de 2019.
Horário: Segunda – 15h às 19h; terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 15h às 19h; sábado das 9h às 12h.
Mais informações: 65 99983 3346