“O espetáculo possui uma linguagem não linear que, através de fotografias cênicas, apresenta momentos com diferentes fragmentos de emoção”, explica o diretor, bailarino e coreógrafo Rogério Santana.
“Senti…” é o primeiro trabalho produzido pelo grupo e foi criado com o objetivo de ressignificar as obras de um músico e compositor brasileiro, de grande expressividade na história da MPB, que é Oswaldo Montenegro.
Músicas estas que dessem margem à pesquisa e experimentação artística, explorando o desenvolver da dança, do teatro e de outras linguagens artísticas que pudessem integrar o processo criativo do grupo, não impondo limites para a construção deste e de outros trabalhos que ainda estão por vir.
Nesta perspectiva, ocorreu o encontro entre uma variação de ritmos corporais orquestrados pelas músicas de Oswaldo Montenegro.
Ainda com a primeira formação do corpo de baile, o espetáculo teve sua primeira montagem inserido na instituição federal UFMT como parte de um projeto de extensão que se findou em abril 2019.
Em fevereiro de 2019 o grupo teve o projeto do espetáculo “Senti…” contemplado pelo Edital Fundo 2019 da Secretaria Municipal de Cultura de Cuiabá, que tornará possível a estruturação da nova roupagem do espetáculo.
O espetáculo “Senti…” surgiu no ano de 2016 por iniciativa de Rogério Santana, como resultado de suas pesquisas acerca do sentimento como estímulo para o movimento na dança.
Para tanto, e com o intuito de desenvolver um trabalho de dança-teatro, o diretor buscou agregar diferentes linguagens da dança a uma trilha sonora com uma profundidade artística necessária para potencializar o trabalho dos bailarinos.
Neste sentido, Rogério Santana encontrou nas obras do compositor, músico, cineasta e diretor Oswaldo Montenegro a musicalidade e a poesia que procurava para a montagem do espetáculo. Após um encontro com o próprio Oswaldo Montenegro, conseguiu autorização e apoio para desenvolvimento deste trabalho, incluindo uma carta assinada de próprio punho reconhecendo o projeto.
Elementos Conceituais do Espetáculo
O figurino base e o cenário enxuto representam o dia-a-dia humano. O espetáculo conta com recurso alternativo de iluminação cênica que se adapta a qualquer ambiente fazendo uso de lanternas, lampião, lâmpadas comuns de residência, levando a simples ideia do mundo cotidiano para o palco, sem desprezar o que é visto comum.
Regidos pela profunda e envolvente trilha sonora de Oswaldo Montenegro, representada pelas canções A Lista, Anda, Quem é Que Sabe, Cigana, Se Puder Sem Medo, Bandolins, Metade e Celebrar, os bailarinos interpretam a busca pelas experiências deixadas pelo caminho, fazendo o espectador refletir sobre sua existência.
Ficha técnica
Direção de Rogério Santana; bailarinos Jefferson Pires, Rogério Santana, Luiz Carlos Bezerra e Nanda Hanan; coreografias do Grupo Variações, sonoplastia de Jair Junior; e trilha sonora de Oswaldo Montenegro.
Grupo Variações de Artes
O Grupo Variações de Artes nasceu no ano de 2016, partindo da proposta do ator, bailarino e diretor Rogério Santana em desenvolver trabalhos criativos, que fizesse uso dos mais diversos segmentos artísticos.
A primeira formação do grupo foi composta pelos bailarinos, Alessandra Meirelles, Jefferson Pires, Marcilene Maria, Aline Ril, Emily Lauxen, o coreógrafo e diretor Jânio Ribeiro, o músico cênico Ricardo Porto e o bailarino e musico cênico Luciano Conceição.
Atualmente integram o grupo: Nanda Hanan – bailarina de dança do ventre e escritora; Jair Junior – músico e sonoplasta; Jefferson Pires – bailarino de danças urbanas e coreografo; Luiz Carlos Bezerra – bailarino clássico e coreógrafo; Rogério Santana – ator, bailarino contemporâneo, coreografo e diretor.
Serviço
Os ingressos para o musical custam R$ 40,00 inteira e R$ 20,00 meia solidária + 1kg de alimento e há serviço delivery. Informações pelo telefone/WhatsApp (65) 9316-2751.