Economia

Dia de campo debate o potencial de expansão da fruticultura em Brasnorte

Com o objetivo de divulgar o potencial do cultivo do maracujá, do limão e da laranja, no município de Brasnorte (579 km a Noroeste de Cuiabá), será realizado no dia 29 de junho (sábado), no pomar da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), o Dia de Campo Sobre Fruticultura. Serão apresentadas novas tecnologias e serviços voltados para a agricultura familiar com demonstração em unidades de produção. O evento contará com a participação de produtores rurais, estudantes, técnicos e outros. São esperadas 200 pessoas.

Durante o Dia de Campo, os participantes irão percorrer três estações, sendo a primeira com o produtor rural Wanderley Sjydlovski, que vai falar sobre a comercialização do maracujá e da implantação da agroindústria para processamento de polpa de frutas. Na segunda estação, o técnico agropecuário da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Valmir Ribeiro França, esclarece sobre a importância das mudas, preparo do solo, covas, adubação, irrigação, produtividade, custos e outros. Na última estação, o engenheiro agrônomo da Empaer, Thiago Marim abordará o cultivo de citros (limão e laranja).

Participantes percorrerão três estações com informações sobre o cultivo

Na Chácara Duas Meninas, o agricultor Wanderley possui um plantio de 200 pés de maracujá, 150 de acerola, 2 mil de abacaxi, 50 árvores de cupuaçu e 75 de graviola. Todo cultivo é irrigado e produz frutas o ano todo. Com a cultura do maracujá, que foi implantada em 2015, o produtor explica que colhe por semana 200 quilos e faz polpa. Toda produção é vendida para a merenda escolar no município.

Com investimento de R$ 60 mil, o produtor Sjydlovski implantou uma agroindústria em sua propriedade com capacidade para produzir 100 quilos por dia. A sua filha Priscila Sjydlovski é a responsável pelo processamento das polpas que são comercializadas por R$ 20,00 o quilo. São vendidas por mês de 60 a 90 quilos. “Eu pretendo incentivar outros produtores a cultivar frutas para produção de polpa ou in natura. O que planto não é o suficiente para atender a merenda escolar e o comércio. Precisamos ampliar a produção no município”, enfatiza.

Em 2015, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Empaer implantaram uma Unidade de Referência Tecnológica (URT), com a finalidade de selecionar cultivares de maracujazeiro adaptadas e produtivas para serem incorporadas ao sistema de produção da cultura para expansão no município. Foram testadas as variedades de maracuja BRS Gigante Amarelo, Solo Cerrado e Rubi Cerrado. Na área do produtor, a mais adaptada foi a cultivar Rubi Cerrado.

De acordo com Valmir, o município necessita de novas alternativas de renda para os agricultores. Ele destaca que existem três Assentamentos Rurais com uma população estimada de 1500 famílias, que possuem como renda principal a criação de gado de corte e de leite. E ressalta que a fruticultura pode complementar a renda dessas famílias. “O evento pretende mostrar a importância social e econômica do plantio de frutas e da produção em grande escala”, comenta Valmir.

O Dia de Campo é promovido pela Prefeitura Municipal em parceria com a Empaer e Apae. O evento começa às 08h, na sede da Apae, localizada na Rua Nova Prata do Iguaçu, no Lote 116C, no quilômetro 01. O encerramento do evento está previsto para às 12 h.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26