Quem quer adotar um pet precisa de mais do que apenas a vontade em ter um cachorro ou gato como companheiro. Alguns cuidados são essenciais na hora de escolher o novo amigo.
Listamos algumas dicas para quem realmente está disposto a assumir a responsabilidade de cuidar de um animal de estimação. Confira:
1. Adote com responsabilidade
O novo pet é um ser vivo, que pode ficar ao lado do dono por longos anos (a maioria das raças de cachorros têm expectativa de vida de 13 anos, por exemplo), e certamente precisará de atenção.
2. Organize-se
É essencial ver se a casa é adequada para o novo bichinho, se o adotante terá tempo para cuidar de si e do animal, se poderá passear com ele, se o pet ficará muito tempo sozinho.
3. Converse com a família ou com quem mora na mesma casa
Todos precisam cuidar, ao menos um pouco, do animal, e aceitá-lo como novo morador. Além disso, é essencial verificar a segurança e o espaço da casa, para que não haja risco de fuga ou de maus tratos.
4. Tem outros animais? Fique atento
Veja se ele convive melhor sozinho ou em grupo antes de trazer um novo companheiro.
5. Cuide da saúde
Fique atento à cartela de vacinação e à saúde do animal.
Vale ressaltar que, pós a adoção, não devolva o bichinho. O período de adaptação após a adoção é de 3 a 15 dias, tanto para o animal quanto para o adotante. Eles também se apegam aos donos e podem sofrer no caso de uma devolução.