Cultura

‘É um privilégio’, conta Charneca ao receber alunos na Casa do Parque

O artista Francisco Charneca recebeu nesta sexta-feira (03) alunos do 6° Ano do Ensino Fundamental II da Escola Sesc Pantanal, localizada em Poconé (100 Km de Cuiabá), na Casa do Parque, na Capital. Um encontro marcado pela oportunidade de conhecer as telas do pintor na exposição que comemora seus 50 anos de carreira e uma aula sobre a natureza e sobre a sua origem.

A iniciativa para o encontro partiu da professora de artes plásticas, Stela Echeverria, que contou ao Circuito Mato Grosso que também é artista e está sempre pesquisando sobre as artes plásticas. Echeverria já havia visitado a Casa do Parque algumas vezes, até que soube da exposição do Charneca e convidou seus alunos à um encontro com o artista.

“Quando eu contei eles adoraram. Uma pessoa que tem um conhecimento desses e pode transmitir, só temos a ganhar com esse conhecimento. Eu espero que os alunos sempre estejam abertos às artes”, conta a professora.

Na conversa, Charneca contextualizou aos alunos que é do mesmo país que o nobre português Pedro Alvares Cabral e de uma cidade chamada Évora, um Patrimônio Mundial da Unesco. Contou também que ainda bebê foi morar com sua família em Moçambique, país localizado na África, e que lá aprendeu a conviver com a natureza.

Charneca compartilha suas experiências com as crianças
(Foto por: Juliana Alves)

O artista teve a oportunidade de compartilhar com as crianças sobre a sua prática de caça e o respeito e importância de zelar a natureza. “A prática de caçar só serve para uma coisa, para você obter comida”.

Uma das alunas, Maria Luisa Silva, 11 anos, contou que antes do encontro ela e seus colegas tiveram uma aula sobre Charneca e pesquisaram sobra a história do artista. “Eu esperava ver muitos quadros maravilhosos, porque ele é um artista maravilhoso. Eu achei bem interessante”, contou a menina.

O encontro foi uma grande aula sobre a natureza e o comportamento animal, mas sem se esquecer de falar sobre suas obras e inspirações, além da promessa de que Charneca irá até a escola em Poconé, para ensinar às crianças sobre desenhos, pinturas e experiências que podem ser levadas por toda a vida.

No fim do encontro, Charneca compartilhou com o Circuito Mato Grosso que as crianças o fizeram reviver boa parte de sua vida e que é agradavel, pois o fez rememorar e repensar conceitos que eram necessários serem revisitados para que ele tivesse novas ideias.

Artista explica para as crianças sobre a Academia Brasileira de Belas Artes
(Foto por: Juliana Alves)

“Ter a oportunidade de pessoas tenham vindo ver a minha obra, principalmente crinças, que são espectadores que tem o olhar não poluido pelo preconeito, é sempre um privilégio. E eu costumo dizer que a minha obra prima são os meus alunos, porque os artistas morrem, as obras ardem, mas o que se ensina prolonga-se para a eternidade”, declara Francisco Charneca.

Exposição

A visita à exposição de Charneca, que termina dia 04 de maio, é gratuita.

Casa do Parque está localizada na Rua Marechal Severiano de Queiroz, 455, bairro Duque de Caxias, fundo do Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá (MT).

{relacionadas}

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e