Cultura

Prefeito cancela festival de 300 anos após veto do governo à Arena Pantanal

O prefeito Emanuel Pinheiro cancelou o festival de comemoração aos 300 anos de Cuiabá após o veto da Secretaria Estadual de Cultura e Esporte a realizar o evento na Arena Pantanal. A decisão foi comunicada em post de vídeo no Facebook na tarde desta quinta-feira (21).

Estavam confirmados para evento de três dias a apresentação de Jota Quest, Zezé Di Camargo e Luciano, Leonardo, Chitãozinho e Xororó, os cantores gospel Fernandinho, o padre Alessandro Caubói e artistas regionais. As apresentações ocorreriam entre os dias 6 e 8 de abril.

No vídeo, o prefeito diz que o cancelamento decorre do “individualismo” de setores. “Anuncio o cancelamento do festival em comemoração aos 300 anos de Cuiabá seria realizado nos 6, 7 e 8 de abril. Em virtude, do individualismo de alguns setores nossa capital não será mais presenteada com o Festival 300 Anos, que vem sendo planejada há oito meses”.

O veto do governo ao evento na Arena Pantanal foi divulgado no da manhã de hoje. O secretário de Cultura, Allan Kardec, afirma que decisão segue orientação do Ministério Público do Estado (MPE) sobre eventual judicialização do evento em data próxima ao início do festival.

Durante toda a semana, federações esportivas do Estado manifestaram insatisfação com o uso da Arena Pantanal para a realização do evento, alegando preocupação com a preservação do gramado e transferências de datas dos jogos já programados para a semana do aniversário da cidade. 

Para evitar o risco de Cuiabá receber sanções, como a perda de um ano de jogos da 1° fase do Campeonato Brasileiro Série B, além do risco de a festa de aniversário ser cancelada a poucos dias do evento em caso de judicialização da questão, foi tomada a decisão de não utilizar o espaço. 

No texto sobre o veto, a secretaria disse que o evento seria transferido para o complexo Sesi Papa, mas o prefeito Emanuel Pinheiro afirmou que avaliações já feitas apontam para falta de estrutura no local. Outras opções seriam a Orla do Porto, também descartada por baixa condições, e a Acrimat (Associação dos Criadores de Gado de Mato Grosso) que está em obras. O festival seria bancada pela iniciativa privada.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e