Cultura

Shopping de Cuiabá homenageia mulheres com exposição fotográfica até 31 de março

Para celebrar o mês das mulheres, o Shopping Estação Cuiabá recebe a exposição Feminino Desvanecido, do fotógrafo Rafael Monteiro. De 08 a 31 de março os visitantes poderão conferir a releitura de mulheres que desafiaram o seu tempo, viveram intensamente e sentiram na pele a alegria e a dor por suas escolhas de romperem com as amarras sociais.

O objetivo da exposição é retratar mulheres da música e literatura que tiveram destaque no cenário nacional e ditaram moda, como Carmem Miranda, Chiquinha Gonzaga, Clarice Lispector, Elis Regina, Maysa Matarazzo, Patrícia Galvão, Cecília Meireles e Leila Diniz.

Para o superintendente do shopping, Anderson Rondon, o objetivo é oferecer ao público uma programação diferenciada, de forma gratuita. "Ações como essa contribuem com a valorização dos artistas locais e é muito importante abrir o mês das mulheres com essa belíssima exposição, homenageando esses fortes nomes da cultura brasileira", destaca.

Outras ações como estacionamento grátis de segunda à sexta, o uso gratuito de parquinhos infantis e a área para pets sem custo endossam a proposta de ser um shopping democrático, que atende a população em geral com variados serviços.

Feminino Desvanecido é um projeto do fotógrafo Rafael Monteiro e da atriz Gabriella Di Grecco, que estabelece uma interlocução entre o passado e o presente. No presente, o feminino, é representado pelas cores, pela caracterização de cada modelo que incorpora a particularidade dessas mulheres.

O fotógrafo explica que as escolhas são bem oportunas, "pois foram mulheres que investiram intensamente em suas profissões e, apesar das críticas e pressões sociais, foram capazes de romper com o paradigma tradicional de que elas somente poderiam ser felizes e realizadas no papel exclusivo de mães e esposas", destaca Rafael.

A abertura da exposição acontece no dia 08 de março, às 19h, com apresentação musical da Opus, Cia formada por Carol Kelli (violinista), Thaíse Fernandes (cantora), Queila Soares (pianista) e Gleciane Freitas (violinista). As obras ficarão expostas na entrada principal, piso G2.

Serviço:

O que: Exposição "Feminino Desvanecido"

Onde: Entrada principal, piso G2, Shopping Estação Cuiabá

Quando: De 08 a 31 de março

Sobre Rafael Monteiro

Fotógrafo cuiabano que vem se especializando em fotografia de espetáculos artísticos e retratos. Iniciou sua carreira na fotografia por meio de registro de apresentações, descobrindo interesse especial pela iluminação. E foi através do estudo de luz e sombra que produziu seu primeiro grande projeto fotográfico, o "Black Mirror", em 2012. Seu segundo projeto autoral é intitulado "Suspenso", realizado em 2016, quando convidou uma bailarina no final da gestação a experimentar os limites do seu corpo. Já em 2017, realizou seu mais recente projeto – Silenciosas Explosões. Ao todo, doze bailarinos de diferentes vertentes foram desafiados a dançar diante da câmera, somente com um fundo branco. Ele segue com outros projetos – em mente e em andamento – sempre investigando os caminhos da expressão.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e