Cultura

UFMT oferta acesso aos cursos de Música e Libras via Sisu

Neste ano, o ingresso às graduações de Música e Letras/Libras da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus de Cuiabá, será feito via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2019. Serão oferecidas 40 vagas para o curso de Letras/Libras, com entrada apenas no primeiro semestre, e 32 por semestre para o curso de Música, divididos em Licenciatura (20) e os bacharelados com habilitação em Canto (2), Clarineta (2), Composição (2), Regência (2), Violino (2) e Violão (2). No último caso, ainda é necessária a certificação de habilidade específica, obtido a partir de teste específico, cujo exame será aplicado pela Universidade em 1º de fevereiro.

Os estudantes que fizeram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018 poderão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada entre 22 e 25 de janeiro. A candidatura ao curso pretendido, bem como a divulgação do primeiro resultado em chamada regular, ocorre única e exclusivamente no site do Sisu.
Na UFMT, as matrículas dos candidatos classificados na chamada regular acontecem nos dias 30 e 31 de janeiro e 01 e 04 de fevereiro. Os locais de matrículas estão disponíveis na Central de Ingresso.

Música
A Licenciatura em Música tem como objetivo iniciar a formação de professores para atuar na área. Já o bacharelado e suas respectivas habilitações tem como objetivo aprofundar a formação do músico como intérprete ou criador em cada uma das áreas.
A certificação de habilidade específica é uma exigência em todos os editais de graduação em Música. Na UFMT, sua aplicação é feita pela Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) usualmente nos meses de novembro e fevereiro.

Libras
Por sua vez, o curso de Letras/Libras tem como objetivo formar professores para atuar no ensino da Língua Brasileira de Sinais como primeira e segunda língua para atender estudantes surdos e ouvintes. O curso conta com entrada anual e as aulas acontecem no período vespertino.
Atualmente, o corpo docente desenvolve diversos projetos de ensino, pesquisa e extensão com o objetivo de ampliar as ações regulamentadas no Decreto 5.626, de 22 de dezembro de 2005, legislando, entre outras questões, sobre a inclusão da Libras no ensino superior e sobre a implantação gradativa do ensino de Libras em todos os níveis de ensino, em todos os estados e municípios brasileiros.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e