Cultura

Produtora cultural não resiste à cirurgia bariátrica e morre em Cuiabá

A produtora cultura Magna Domingos faleceu na Santa Casa de Misericórdia, em Cuiabá, na noite desta quarta-feira (21) por complicações após ser submetida a uma cirurgia barátrica. 

Magna era formada em Comunicação Social/ Jornalismo pelo IVE e pós-graduada em Planejamento e Gestão Cultural pela UNIC. Atuava na área cultural desde 1994, como produtora e gestora cultural. Assinou as quatro edições do Salão Mato-grossense de Fotografia realizado pelo SEBRAE/MT.

Realizou o Prêmio Bolsa de Pesquisa Fotográfica Arne Sucksdorff. Atuou como gerente de Artes Visuais da Secretaria de Estado de Cultura, coordenadora de Ações Artísticas e implantou o Pavilhão das Artes.

Trabalhava com elaboração e execução de projetos culturais, captação de recursos, pesquisa e prospecção de mercado, organização de feiras, turnês, exposições, rodadas de negócios, shows, seminários, cursos, palestras e missões; projetos de integração latino-americano e lusófonia.

Organizou e palestrou no Circuito de Integração, na Bolívia, em 2009. Realizou a Exposição “Paisagens” em Lisboa. Além de atuar de forma mais intensiva nas artes visuais, também foi responsável pela produção executiva da Orquestra do Estado de Mato Grosso entre os anos de 2006 e 2008.

Organizou e publicou o livro Mato Grosso Território de Imagens, em 2008, pela Editora Entrelinhas e foi responsável pela produção executiva do projeto Dalva de Barros 80 anos que originou em uma exposição que circulou por cidades mato-grossenses nos anos de 2015 e 2016.

Atualmente trabalhava como analista de Arte e Cultura do Sesi-MT ao tempo em que realizava consultoria do SEBRAE na aérea de Economia Criativa e Cultura. Também estava à frente do Espaço Boca de Artes e era sócia da empresa Dom Produções.

A morte prematura de Magda Domingos, casada com o artista plástico Gervane de Paula, comoveu o meio cultural.

Aline Wendpap

"Não é fácil escrever sobre perdas… Mas, se não o fizer parece que vou explodir. Magna Domingos era do tipo de pessoa inigualável. Não tem ninguém que eu conheça comparável, ela pode ser doce e áspera quase ao mesmo tempo e um turbilhão cheio de humanidade e respeito. Quanto respeito e admiração! Pena ter convivido tão pouco, pois sua profundidade é incalculável. Você não foi só importante para a arte e a cultura do estado Magna, foi importante para mim! Jamais vou esquecer de você me contando suas peripécias para ir a Cuba! Ou seus planos para dar um jeito nas poltronas jogadas no corredor do IL. Pq é nos detalhes que se fez a sua perfeição. Siga em paz minha amiga!"

Cintia Silvia

"Magna Domingos, nossa Magnífica ou Magnólia como costumava carinhosamente chamar você foi em nosso meio a mulher alegre de sorriso largo, sempre disposta, estudiosa, criativa de ideias fabulosas, cooperava com todos, sempre pronta pra ajudar, não tinha tempo ruim e nada que não pudesse ser feito, ah Magna, suas virtudes são tantas que quem te conheceu e conviveu com você sabe do que estou falando. A cultura perde uma grande personalidade e nós uma grande amiga e admirável mulher! Descanse em paz!".

Ruth Albernaz Silveira

"Magna Domingos amava o que fazia, era dedicada e competente. Também se dedicava a ser mãe de Georges, ser avó e companheira de Gervane de Paula. Uma mulher com muitos sonhos para que nossa cultura mato-grossense continuasse potente e viva. Hoje todos nós choramos pela sua partida e pedimos que seus ancestrais e guias a acolham nessa nova caminhada. Vc sempre estará em nossos corações em amor e em coragem para continuarmos nessa caminhada. Nossos sentimentos à todos os familiares e força para atravessar esse momento."

Alex Paulo Teixeira de Souza

"Em 2008 tive o prazer e a honra de conhecer a produtora cultural Magna Domingos na gravação do DVD da Orquestra do Estado de Mato Grosso no Itaú cultural em São Paulo. Depois de 10 anos de admiração e convivência profissional, hoje fui surpreendido com a notícia prematura de sua partida desse mundo para um lugar muito melhor. Quero deixar aqui os meus sinceros agradecimentos e respeito por "você" (acho que posso te chamar dessa maneira, minha amiga). Hoje a cultura do estado de MT perde muito…"

O velório ocorre na Capela Jardins, bairro Bandeirantes.

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e