Política

A sete dias do fim de prazo, apenas um eleito prestou contas finais de campanha

Candidatos e partidos que disputaram as eleições têm até a próxima terça-feira (6) para prestar contas ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT). O descumprimento da norma pode impedir que os eleitos sejam diplomados em janeiro. Até o momento, apenas um candidato eleito fez a entrega. 

Para facilitar e dar mais comodidade aos candidatos e partidos, o TRE-MT está permitindo pela primeira vez o agendamento da entrega. Ele pode ser feito pelo e-mail contaseleitorais@tre-mt.jus.br , ou pelo telefone (65) 3362 8125. O atendimento é agendado para ser realizado até o domingo (4), já que na segunda e terça-feira, últimos dias do prazo, o atendimento será por ordem de chegada e infelizmente estamos prevendo fila. 

“Nós estamos oferecendo esta facilidade aos representantes dos candidatos e partidos, contadores e advogados. Vamos agendar a recepção das prestações de contas conforme a disponibilidade do usuário, podendo ser marcada das 12h às 19h em dias úteis, e das 15h às 19h no sábado, domingo e feriado. O TRE-MT faz a sua parte, agora é a vez dos candidatos agirem com lisura e transparência”, diz o coordenador de Controle Interno e Auditoria do TER-MT, Daniel Taurines. 

Os partidos que não apresentam suas contas também são penalizados com a suspensão do recebimento de cotas do fundo partidário por período a ser estipulado na sentença. 

A prestação de contas será processada pelo PJE (Processo Judicial Eletrônico). Toda a documentação deverá ser entregue em mídia digital para a Justiça Eleitoral em se tratando de candidatos e diretórios estaduais e, por meio físico, para os cartórios eleitorais respectivos, em se tratando de diretórios municipais. 

Na prestação de contas devem ser informados todos os valores recebidos (financeiros e/ou estimáveis) e gastos realizados pelos candidatos e partidos políticos durante a campanha eleitoral. É necessário entregar os documentos (notas fiscais e outros) em mídia digital (compatível USB) na sede do tribunal para concluir a prestação de contas, conforme estabelece a resolução TSE 23.553/2017. 

A mídia que for entregue com a prestação de contas será mantida sob a guarda do tribunal por cinco dias, nos termos da Resolução TRE/MT nº 2196/2018, para verificação da correta inserção do material no sistema de Processo Judicial Eletrônico. Anota-se que a prestação de contas deverá ser entregue por meio de advogado legalmente habilitado, consoante dispositivos legais vigentes. 

Caso as contas sejam julgadas não prestadas pela Justiça Eleitoral, o candidato, mesmo que a apresente posteriormente, ficará impedido de obter a certidão de quitação eleitoral pelo período de quatro anos ou enquanto perdurar a omissão. A ausência da prestação também impede a diplomação do eleito. Já os partidos são penalizados com a suspensão do recebimento de cotas do fundo partidário por período a ser estipulado na sentença. 

 No caso dos candidatos eleitos, o pleno do TRE-MT  julgará e publicará a sentença (acórdão) sobre as contas até três dias antes da diplomação.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões