Cultura

Cantor e compositor Vander Carvalho prepara novo álbum para 2019

Morando atualmente em São Paulo (SP), o cantor e compositor carioca Vander Carvalho está trabalhando um novo álbum com sambas inéditos para ser lançado em 2019. Vander já gravou oito faixas, inclusive a que tem a participação especial do seu grande mestre Ronaldinho o Craque do Samba, ex-integrante do Fundo de Quintal. 

Vander Carvalho cresceu em Acari, no Rio de Janeiro (RJ), vendo seu tio tocar cavaquinho. Adolescente, começou a participar de batucadas com amigos de infância, porém apenas como observador. 

Aos 18 anos um desses amigos o apresentou ao professor Ronaldinho, ex-Grupo Raça e cavaquinista do grupo Fundo de Quintal por 25 anos. Vander saia a pé diariamente de Acari para frequentar as aulas na Pavuna.

De aluno e professor, Vander Carvalho e Ronaldinho se juntaram para escrever sua primeira música gravada pelo Fundo de Quintal e que também contou com a parceria do compositor Luciano Nascimento, um dos fundadores do grupo Revelação, cujo título é Testemunhas do Amor.

Posteriormente, Vander, Ronaldinho e Luiz Carlos criaram outra música gravada pelo Fundo de Quintal que é o samba Merece Respeito, um dos clássicos do grupo mais tocado do país. A partir daí, teve a certeza de que havia nascido para o samba. O Fundo de Quintal também gravou Laços de Amor, outra composição sua com Ronaldinho. 

Vander ainda tem duas músicas gravadas por Vagninho, ex-Negritude, que são “Nossa parceria” – com a participação do Péricles -, e “As consequências do amor”.

O sambista carioca também tem três sambas de sua autoria gravadas pelo grupo Os Originais do Samba – que teve como integrante o saudoso cantor e comediante Muçum (Os Trapalhões): “Pai, meu herói, meu exemplo”, “É preciso acreditar e “Feliz demais”. Todas têm a participação de Rogério Santos, integrante do Os Originais do Samba, e com quem já compôs mais de 20 letras.

Acyr Marques, André Rocha, Sinval Correia e Serginho Procópio são outros parceiros do sambista carioca que também tem músicas gravadas pelo Mania da Gente, Gamação, Sassarico e grupo Ginga. Já são mais de 50 composições gravadas por artistas de diversos estados brasileiros.

Aos 42 anos, Vander Carvalho contabiliza participações em grupos tradicionais do samba como o Exporta Samba, fundado em 1969 pelo cantor e compositor Dominguinhos do Estácio, grupo Samba Confete, e do Pagode da Tia Gessy, no Cachambi, que completa 40 anos em 2018 e é considerado um dos mais tradicionais do Rio de Janeiro e onde Vander Carvalho substituiu o cantor Xandy de Pilares.

Chamado de poeta por seus sambas suaves e românticos, Vander passeio do partido alto ao samba enredo. “Sou sambista”, define ele.

Em São Paulo, Vander Carvalho segue projetando seu trabalho e apostando no novo CD. Enquanto prepara o álbum, promove o samba por meio dos projetos Lá na Favela e O Samba Merece Respeito.

“Enquanto o sol brilhar…Em cada alvorecer…Ao mundo vou cantar…Que eu só amo você…” (Laços de Amor)

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e