Com mais de 12 milhões de exemplares dos 28 livros vendidos em 50 países, o psiquiatra e pesquisador Augusto Cury se tornou referência mundial no tema educação. Na próxima quarta-feira (12), ele estará em Cuiabá para ministrar palestra a professores sobre o programa Escola da Inteligência, que foi implantado em 8 unidades escolares da capital. O evento será no Ginásio Aecim Tocantins, às 19h30, com inscrições gratuitas.
Defensor da teoria ‘inteligência multifocal’, Cury defende em suas pesquisas que o maior mal moderno é a SPA – Síndrome do Pensamento Acelerado, fenômeno que deve ser combatido desde muito cedo em casa e na escola. É que exposição excessiva e precoce a emoções como medo, insegurança e ansiedade tem provocado o adoecimento das crianças. “O ser humano precisa aprender a proteger suas emoções e a desenvolver amorosidade”, frisa.
Em Cuiabá, o palestrante falará sobre o tema Inteligência Emocional como um fundamento da educação humanizadora. Apesar de voltada aos profissionais da rede municipal de ensino, outros profissionais do Vale do Rio Cuiabá ligados aos órgãos estaduais, escolas particulares e universidades (inclusive professores e alunos) estão entre o público-alvo e podem se inscrever.
Disponibilizado no início deste ano, o programa idealizado por Cury tem uma meta ousada, que é formar uma geração de alunos com habilidades para interpretar comportamentos, desenvolver mentes criativas, espírito empreendedor e capazes de enfrentar a vida e o mercado de trabalho. Na capital, estão envolvidos no projeto piloto 165 profissionais da educação, responsáveis por 5 mil alunos da educação infantil ao 6º ano, que já avaliam os resultados como positivos.
Baseada na teoria da inteligência multifocal, os educadores propõem atividades que geram desenvolvimento da maturidade intelectual e emocional, das relações interpessoais, além de fornecer ferramentas para a promoção da saúde emocional das crianças. Tudo isso contribui para a prevenção da depressão, do estresse, da ansiedade, da baixa autoestima, de fobias, alienação, agressividade e hiperatividade.
O secretário de Educação da capital, Alex Vieira Passos, explica que a metodologia diferenciada educa as emoções e a inteligência e, com isso, promove uma melhoria nos índices de aprendizagem, ao reduzir a indisciplina, aprimorar as relações interpessoais e promover o aumento da participação da família na formação dos alunos. “Todos os envolvidos, professores, alunos e familiares, são beneficiados com mais qualidade de vida e bem-estar psíquico”.
SERVIÇO
A palestra ‘Inteligência Emocional como um fundamento da Educação Humanizadora de Cuiabá’ será realizada na quarta-feira (12.09), às 19h30, no Ginásio Aecim Tocantins. As inscrições podem ser feitas neste link.
Outras informações: http://www.cuiaba.mt.gov.br/educacao/augusto-cury-ministrara-palestra-em-cuiaba-sobre-programa-implantado-na-rede-de-ensino-da-capital/18081
* Com informações da Secretaria Municipal de Educação