O grupo Flor Ribeirinha de São Gonçalo Beira Rio se apresentou nesta quinta-feira na França, no 41º Festival de Folclore de Felletin. O festival conta com várias delegações de diversas partes do mundo, como Costa Rica, Palestina, África do Sul e Rússia; os grupos apresentam danças tradicionais e folclóricas.
Nesta quinta-feira, o Flor Ribeirinha apresentou parte do espetáculo “Mato Grosso Dançando o Brasil”, com siriri, rasqueado, frevo e samba, empolgando o público francês. A apresentação foi em forma de desfile porque, segundo os organizadores, é um modo de trazer as ruas como um grande atrativo.
Além das apresentações, o Flor Ribeirinha também está oferecendo oficinas de siriri, ministradas pelo coreógrafo Avinner Augusto. “Estamos felizes com a receptividade do povo francês. Aqui, estamos mostrando a beleza da nossa cultura. Participamos das animações com o público e sentimos toda a energia. Existe um interesse das pessoas”, conta Augusto sobre a experiência na França.
O grupo Flor Ribeirinha está realizando uma turnê na Europa desde 12 de julho, passando até pela Rússia durante a Copa. Segundo Jeferson Guimarães Rosa, diretor do Flor Ribeirinha, o grupo ainda passará por outras cidades francesas para levar o espetáculo “Mato Grosso Dançando o Brasil”.