A través das redes sociais, o youtuber Júlio Cocielo comentou alguns lances da partida entre França e Argentina, que aconteceu no estádio de Kazan, mas foi muito criticado ao mencionar o jogador francês Kylian Mbappé em um de seus tweets. "Mbappé conseguiria fazer uns arrastões top na praia", escreveu ele.
Em poucos minutos, o comentário de Cocielo foi retuitado por dezenas de internautas, que o acusaram de racismo. "Alô, Twitter. Como vocês permitem que pessoas como o Cocielo tenham voz por aqui? Racismo pode?", questionou uma pessoa. "Júlio Cocielo foi racista, sim. Não adianta dizer que não foi a intenção", afirmou outra. "Se fosse o Antoine Griezmann ou o Cristiano Ronaldo seria: 'Corre para car*lho'. Mas como é o Mbappé é arrastão. Racismo velado é isso! Branco correndo é atleta, negro correndo é assalto", enfatizou um terceiro indivíduo.
Giovanna Ewbank, que luta diariamente contra o preconceito em nome da filha ainda pequena, Titi, usou o Instagram para dividir uma mensagem de repúdio à ação do influencer. "Odeio ter que postar coisas tão repugnantes e tristes como essa…mas é necessário!!! Ainda fico chocada como podem existir pensamentos como desse tipo de pessoa…isso não é uma brincadeira e nunca foi. Isso é racismo", reforçou ela ao compartilhar o texto escrito por Samara Felippo.
As marcas que patrocinam ou possuem parceria com o jovem também se pronunciaram e disseram ser contra o tipo de pensamento e avisaram que tomariam as devidas atitudes. A Adidas, por exemplo, anunciou o fim da parceria, imediatamente, com o produtor de conteúdo.