Acontecem neste sábado (16) casamentos sociais em todo o estado através do projeto "Cartório Amigo – Ações para um futuro melhor”, promovido pela Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT), em parceria com a Rede de Responsabilidade Social (Rares). Ao todo, são 83 cartórios participantes em Mato Grosso.
Casar é um grande sonho para muitos amantes, onde na cerimônia podem finalmente oficializar seu amor em frente aos amigos e familiares. Devido ao grande custo — segundo a cerimonialista Rosa Carrion é preciso R$ 80 mil para um bom casamento de 50 a 200 convidados —, uma ótima alternativa são esses casamentos sociais.
Somente em Cuiabá, será feita a união de 242 casais; a cerimônia tem início às 17h e ocorre no Buffet Tereza Bouret. Já em Várzea Grande, 46 casais oficializaram sua união entre às 14h e às 17h, no Auditório do Foro de Várzea Grande.
Casais beneficiários de programas sociais do Governo Federal, que recebem até dois salários mínimos ou apresentaram outros requisitos que não demonstram terem condições financeiras, tiveram isenção nos documentos de habilitação do casamento. Os demais precisaram pagar o valor mínimo de R$ 300; o valor de cada documento varia porque depende, exclusivamente, do tipo de união escolhida pelo casal, podendo ser comunhão universal, comunhão parcial ou separação de bens.
Cartório Amigo
O Cartório Amigo também promove outros serviços gratuitos, como impressão de CPF, certidão de casamento, requerimento de segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, e averbação de CPF na certidão de nascimento. Ainda há outros serviços que só podem ser realizados em cartórios específicos, como o registro de imóveis.
Em Cuiabá, estes serviços estarão disponibilizados entre às 9h e 16h. Para mais informações, acesse o site da Anoreg-MT.
{relacionadas}