A nthony Bourdain faleceu nesta sexta-feira, 8, aos 61 anos. A CNN, emissora que ele tinha um programa, confirmou a morte em seu site.
"Anthony Bourdain, um talentoso contador de histórias e escritor que levou os telespectadores da CNN pelo mundo, faleceu. Ele tinha 61 anos. A CNN confirma a morte de Bourdain e a causa aparenta ser suicídio. Seu amor por grandes aventuras, novos amigos, boa comida e bebida e histórias incríveis pelo mundo fez dele um contador de histórias único. Seus talentos nunca deixaram de nos surpreender e vamos sentir muito a sua falta."
O corpo do chef foi encontrado por um amigo em um quarto de hotel em que estava hospedado na França. Bourdain estava no país gravando a premiada série Parts Unknown.
Henrique Fogaça usou as redes sociais para lamentar a morte: "Hoje o dia amanheceu cinza e com muita tristeza, minha grande inspiração, meu grande ídolo e cozinheiro Antony Bourdain se suicidou nessa madrugada. A cada dia vejo que o que mais importa nessa vida é estar sereno, com a família e com os verdadeiros amigos. A mente do ser humano é algo que esta a milhões de quilômetros do nosso entendimemto racional. Que DEUS o conforte".
O britânico Gordom Ramsey também reagiu com tristeza: "Atordoado e triste pela perda de Anthony Bourdain. Ele trouxe o mundo para as nossas casas e inspirou muitas pessoas a explorarem as culturas e cidades através da comida".
CARREIRA
Bourdain ficou conhecido na TV e também por seus livros que abordavam a culinária de diversos países e as condições humanas do local. Ele também foi destaque por defender as populações marginalizadas e melhoria nas condições de trabalho nos restaurantes.
Em 1999, escreveu para a revista New Yorker o artigo Don't Eat Before Reading This [Não Coma Antes de Ler Isso], que no ano seguinte deu origem ao livro best-seller Cozinha confidencial – Uma aventura nas entranhas da culinária.