Cultura

Evento nerd movimenta Cuiabá neste final de semana

No próximo final de semana, nos dias 9 e 10 de junho, acontece a quarta edição do Master Nerd, evento destinado à comunidade nerd e otaku cuiabana. Um dos mais tradicionais e famosos na região, o Master Nerd é realizado no Colégio Master, localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, sentido Centro. A entrada é gratuita e 2 mil ingressos foram disponibilizados online, dando acesso aos dois dias do evento, mas já estão esgotados.

Com o crescimento do evento ano após ano, várias novidades estão previstas para esta edição, como um jogo ao melhor estilo Passa ou Repassa, sobre abertura de animes e desenhos animados; também haverá outras gincanas. Os amantes de colecionáveis podem ficar tranquilos porque o evento ampliou sua exposição, com peças raríssimas. Quadrinhos, caricaturas e espaço para a troca de figurinhas também são presença garantida.

Também é bom preparar o bolso, porque a feira nerd conta com vários artigos da cultura pop à venda. Miniaturas, action figures, camisetas, colares e anéis devem ser vendidos durante os dois dias, enquanto durarem os estoques.

Em atividade há quatro anos, o Master Nerd, em sua edição anterior, contou com aproximadamente 5 mil pessoas durante os dois dias. Por conta do grande número de pessoas circulando, a organização optou por reduzir para 2 mil o número de pessoas. A mudança acontece visando melhorar a experiência de quem participa da feira. Os ingressos estão esgotados e não há previsão de disponibilização de novos.

Foto: José Lucas Salvani / A.ngels – Grupos de Kpop cuiabanos

K-Pop

Um dos carros-chefes do Master Nerd, o k-pop (música pop sul-coreana) marca presença por meio de concursos para os grupos covers de dança da região há algumas edições. Somente neste ano são quase 100 inscritos, divididos nas categorias Iniciante, no sábado, e Pró, prevista para acontecer no domingo, com a participação de grupos consagrados pela comunidade kpopper cuiabana, como Je-il, Mad Fox e A.ngels.

“O primeiro Master Nerd era um evento muito mais ligado ao videogame e ao cosplay do que às outras atrações, que eram apenas complementares. Desde 2016, o k-pop tomou muito espaço dentro do evento. Então, a parte de dança, da cultura oriental, ganhou um espaço muito grande [no evento]. A principal mudança da primeira edição para esta quarta é esse esforço em valorizar o pessoal que é amante da cultura oriental, seja ela coreana ou japonesa”, explica o professor Bidu, um dos organizadores, em entrevista ao Circuito Mato Grosso.

Por conta da grande procura nesses últimos anos, nesta edição o evento ganha uma “sala k-pop” — a entrada custará R$ 5. Tivemos a oportunidade de conversar com Gillian Jefferson, que participou da pré-organização desta sala, e ele garante algumas novidades para este ano.

Entre elas estão as atividades que rendem premiação em artigos oficiais de alguns grupos do momento; tais atividades envolvem sorte, conhecimento e dança. Também estará disponível um espaço para fotos com o tema da sala, neste ano, “Cherry Bomb”, do grupo masculino NCT, uma das grandes apostas do gênero no momento. O evento também promove o “random play dance”, em que músicas são tocadas no modo aleatório de forma a surpreender os participantes para saber quem consegue realizar a coreografia de tal canção.

Desfile Cosplay

Os mais aficionados pela cultura nerd se aventuram em reproduzir fielmente alguns personagens que tanto amam ou somente usam adereços que remetem a tal personagem. Em eventos deste porte é comum encontrar cosplayers, aqueles que se dedicam a reproduzir do zero o visual de determinado personagem, e alguns chegam à casa dos milhares quanto aos gastos. Já são tradicionais no Master Nerd os desfiles de cosplay, organizados pelo Grupo Kazejin. Neste ano, não seria diferente e mais uma vez o evento promove o desfile. Como é de praxe, há premiação em troféu e brindes aos três primeiros colocados.

Foto: Divulgação

Ingresso solidário

Em parceria com o Hospital de Câncer de Mato Grosso, o ingresso deste ano é solidário. Para entrar no evento, além do ingresso, o indivíduo precisa doar alimentos que serão revertidos para o hospital. Apesar de o ingresso dar acesso aos dois dias do evento, quem optar por ir a ambos os dias precisa realizar doações nos dois dias. A lista de alimentos que o hospital precisa inclui biscoito, creme de leite, extrato de tomate, nutren e suco concentrado.

Ainda é possível entrar no evento com ingresso VIP de uma forma tão solidária quanto a doação de alimentos. O pequeno Thailon Rubens Machado, de 3 anos, tem leucemia e está internado na Santa Casa de Cuiabá, precisando da doação de sangue por conta do tratamento; ele precisa de duas bolsas de plaquetas por dia, o que representa oito doadores. Aqueles que doarem e desejarem ir ao Master Nerd têm acesso VIP; é preciso comprovar a doação para ter o acesso.

Cultura nerd na região

A comunidade nerd mato-grossense cresce e fomenta a cada ano os novos ou já consagrados eventos. “O Master Nerd acabou contribuindo para que outros eventos em outros espaços pudessem ser realizados. Isso é bem legal, a gente tem muito orgulho disso, inclusive”, revela Bidu.

Somente no primeiro semestre de 2018 foram três eventos. Além do Master Nerd, que acontece no próximo final de semana, a comunidade ainda pôde contar com o gratuito IF Comic e o recente, também gratuito, VG Shopping XP.

Bem contido, o IF Comic, em sua segunda edição, foi organizado pelos próprios alunos do curso técnico em secretariado do Instituto Federal de Mato Grosso, dando enfoque à cultura asiática, com apresentações de k-pop e karatê – o evento aconteceu em fevereiro.

Já o estreante deste ano, o VG Shopping XP apostou em abril em tudo que a comunidade nerd e otaku da região adora. Houve campeonatos de futebol virtual, League of Legends, mesas de RPG, vendas de produtos e, claro, o arroz de festa, k-pop.

O estilo musical, aliás, foi o maior destaque do evento, contando com apresentações de 10 grupos covers de dança e a presença do youtuber e cantor Iago Aleixo, ex-membro do grupo Champs e atual membro do grupo Wibe, famoso entre a comunidade kpopper do Brasil. O cantor ainda realizou um workshop de dança para os mais aventureiros no gênero.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e