No próximo final de semana, nos dias 9 e 10 de junho, acontece a quarta edição do Master Nerd, evento destinado à comunidade nerd e otaku cuiabana. Um dos mais tradicionais e famosos na região, o Master Nerd é realizado no Colégio Master, localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, sentido Centro. A entrada é gratuita e 2 mil ingressos foram disponibilizados online, dando acesso aos dois dias do evento, mas já estão esgotados.
Com o crescimento do evento ano após ano, várias novidades estão previstas para esta edição, como um jogo ao melhor estilo Passa ou Repassa, sobre abertura de animes e desenhos animados; também haverá outras gincanas. Os amantes de colecionáveis podem ficar tranquilos porque o evento ampliou sua exposição, com peças raríssimas. Quadrinhos, caricaturas e espaço para a troca de figurinhas também são presença garantida.
Também é bom preparar o bolso, porque a feira nerd conta com vários artigos da cultura pop à venda. Miniaturas, action figures, camisetas, colares e anéis devem ser vendidos durante os dois dias, enquanto durarem os estoques.
Em atividade há quatro anos, o Master Nerd, em sua edição anterior, contou com aproximadamente 5 mil pessoas durante os dois dias. Por conta do grande número de pessoas circulando, a organização optou por reduzir para 2 mil o número de pessoas. A mudança acontece visando melhorar a experiência de quem participa da feira. Os ingressos estão esgotados e não há previsão de disponibilização de novos.
K-Pop
Um dos carros-chefes do Master Nerd, o k-pop (música pop sul-coreana) marca presença por meio de concursos para os grupos covers de dança da região há algumas edições. Somente neste ano são quase 100 inscritos, divididos nas categorias Iniciante, no sábado, e Pró, prevista para acontecer no domingo, com a participação de grupos consagrados pela comunidade kpopper cuiabana, como Je-il, Mad Fox e A.ngels.
“O primeiro Master Nerd era um evento muito mais ligado ao videogame e ao cosplay do que às outras atrações, que eram apenas complementares. Desde 2016, o k-pop tomou muito espaço dentro do evento. Então, a parte de dança, da cultura oriental, ganhou um espaço muito grande [no evento]. A principal mudança da primeira edição para esta quarta é esse esforço em valorizar o pessoal que é amante da cultura oriental, seja ela coreana ou japonesa”, explica o professor Bidu, um dos organizadores, em entrevista ao Circuito Mato Grosso.
Por conta da grande procura nesses últimos anos, nesta edição o evento ganha uma “sala k-pop” — a entrada custará R$ 5. Tivemos a oportunidade de conversar com Gillian Jefferson, que participou da pré-organização desta sala, e ele garante algumas novidades para este ano.
Entre elas estão as atividades que rendem premiação em artigos oficiais de alguns grupos do momento; tais atividades envolvem sorte, conhecimento e dança. Também estará disponível um espaço para fotos com o tema da sala, neste ano, “Cherry Bomb”, do grupo masculino NCT, uma das grandes apostas do gênero no momento. O evento também promove o “random play dance”, em que músicas são tocadas no modo aleatório de forma a surpreender os participantes para saber quem consegue realizar a coreografia de tal canção.
Desfile Cosplay
Os mais aficionados pela cultura nerd se aventuram em reproduzir fielmente alguns personagens que tanto amam ou somente usam adereços que remetem a tal personagem. Em eventos deste porte é comum encontrar cosplayers, aqueles que se dedicam a reproduzir do zero o visual de determinado personagem, e alguns chegam à casa dos milhares quanto aos gastos. Já são tradicionais no Master Nerd os desfiles de cosplay, organizados pelo Grupo Kazejin. Neste ano, não seria diferente e mais uma vez o evento promove o desfile. Como é de praxe, há premiação em troféu e brindes aos três primeiros colocados.
Ingresso solidário
Em parceria com o Hospital de Câncer de Mato Grosso, o ingresso deste ano é solidário. Para entrar no evento, além do ingresso, o indivíduo precisa doar alimentos que serão revertidos para o hospital. Apesar de o ingresso dar acesso aos dois dias do evento, quem optar por ir a ambos os dias precisa realizar doações nos dois dias. A lista de alimentos que o hospital precisa inclui biscoito, creme de leite, extrato de tomate, nutren e suco concentrado.
Ainda é possível entrar no evento com ingresso VIP de uma forma tão solidária quanto a doação de alimentos. O pequeno Thailon Rubens Machado, de 3 anos, tem leucemia e está internado na Santa Casa de Cuiabá, precisando da doação de sangue por conta do tratamento; ele precisa de duas bolsas de plaquetas por dia, o que representa oito doadores. Aqueles que doarem e desejarem ir ao Master Nerd têm acesso VIP; é preciso comprovar a doação para ter o acesso.
Cultura nerd na região
A comunidade nerd mato-grossense cresce e fomenta a cada ano os novos ou já consagrados eventos. “O Master Nerd acabou contribuindo para que outros eventos em outros espaços pudessem ser realizados. Isso é bem legal, a gente tem muito orgulho disso, inclusive”, revela Bidu.
Somente no primeiro semestre de 2018 foram três eventos. Além do Master Nerd, que acontece no próximo final de semana, a comunidade ainda pôde contar com o gratuito IF Comic e o recente, também gratuito, VG Shopping XP.
Bem contido, o IF Comic, em sua segunda edição, foi organizado pelos próprios alunos do curso técnico em secretariado do Instituto Federal de Mato Grosso, dando enfoque à cultura asiática, com apresentações de k-pop e karatê – o evento aconteceu em fevereiro.
Já o estreante deste ano, o VG Shopping XP apostou em abril em tudo que a comunidade nerd e otaku da região adora. Houve campeonatos de futebol virtual, League of Legends, mesas de RPG, vendas de produtos e, claro, o arroz de festa, k-pop.
O estilo musical, aliás, foi o maior destaque do evento, contando com apresentações de 10 grupos covers de dança e a presença do youtuber e cantor Iago Aleixo, ex-membro do grupo Champs e atual membro do grupo Wibe, famoso entre a comunidade kpopper do Brasil. O cantor ainda realizou um workshop de dança para os mais aventureiros no gênero.