Cultura

Projeto leva literatura em forma de teatro às escolas públicas

A partir desta terça-feira (22), cerca de mil alunos do 1º ciclo de 24 escolas municipais de educação básica (EMEB) vão participar do projeto Coleção Turminha Brava. A iniciativa da prefeitura junto das secretarias da Educação (SME), de Cultura Esportes e Turismo e a Cepar Cultural, de São Paulo (SP), busca promover literatura aos jovens. O projeto acontece no auditório Maestro China, da SME.

A abertura da programação acontece às 8h de amanhã, com a presença dos alunos da EMEB Ministro Marcos Freire, Profº Rafael Rueda e Glaucia Maria Borges Garcia. No período da tarde, às 14h, será a vez das EMEB Pedrosa Morais e Silva, Profº. Lenine de Campos Póvoas e Santa Cecília. O rodízio das 24 escolas acontece no decorrer da semana, até o dia 25, sexta-feira.

A Coleção Turminha Brava já tem dois anos e traz textos literários adaptados em forma de teatro, distribuição de livros e lanches para os pequenos. Voltando para crianças de 8 a 11 anos, o projeto conta com histórias ilustradas com personagens do folclore brasileiro, como Mula sem Cabeça, Caipora, Saci, Iara, Boto e mais.

“Para apresentarmos a coleção adaptamos os textos literários para o teatro e usamos a contação de histórias. Os textos trazem os personagens do folclore brasileiro e abordam temas como meio ambiente, sustentabilidade e a importância da conservação dos recursos naturais”, explica a atriz Karol Piacentini.

Além de passar por Cuiabá, o projeto chegará às escolas públicas de Várzea Grande, Rondonópolis e Lucas do Rio Verde. Todas as crianças receberão um exemplar da coleção, enquanto as escolas ganharão kits com a coleção completa dos livros.

No site da Prefeitura de Cuiabá, você pode conferir a programação completa da semana.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e