Hoje (18) é o Dia Internacional dos Museus, mas Cuiabá está sem nenhum dos estaduais aberto. É o segundo aniversário da data comemorado assim na cidade. Para evitar que isso aconteça uma terceira vez, proponentes de organizações sociais de cultura (OSC) abriram uma petição online no site avaaz.org para exigir a reabertura dos museus. A ideia era exigir o retorno dos espaços, fechados há dois anos., mas a Secretaria de Cultura (SEC), entretanto, garantiu a reabertura nesta quarta-feira (16), após acordo com o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Condes) e determinação do governador Pedro Taques (PSDB) até o penúltimo trimestre desde 2018.
Assim, agora o prazo é para que as coisas retomem seu rumo nesse quesito até agosto, pois a SEC garante a assinatura de todos os contratos dos museus sob responsabilidade dela até o próximo mês de junho. “A partir da assinatura dos contratos, os proponentes responsáveis garantiram que reabrirão os museus em no máximo 60 dias”, informou a assessoria de comunicação da SEC.
É notícia que alivia vários artistas plásticos e outros militantes da cultura local, como Paulo Pires. Para ele os museus devem ficar abertos sempre. “Nem poderiam ter fechado, mas os governantes… Deus me livre!”, disse. Para ele a importância transcende o interesse dos artistas, porque arte tem prioridade social.
“O objetivo desta campanha é a retomada das atividades dos equipamentos culturais ligados à SEC, solicitando a assinatura dos contratos de gestão e reabertura dos museus fechados. A arte de Mato Grosso precisa de espaço. Os artistas de Mato Grosso precisam do olhar do público. O público precisa conhecer a arte produzida aqui e também do mundo todo.
É para acolher todos estes desejos que os espaços dos museus devem estar a serviço da educação e da cultura. Para isto acontecer as instituições ligadas às artes precisam estar sólidas e serem objeto de um compromisso de Estado”, diz o texto de abertura da campanha no avaaz assinada pelos proponentes da OSC.
Todos os militantes informaram que a “luta” era pelo encaminhamento para formalização e assinatura dos termos de colaboração pendentes e também pelo reconhecimento dos valores estipulados em edital para garantir a efetiva retomada das atividades e formulação de programação para os equipamentos culturais atualmente fechados ou sem programação.
De acordo com a SEC, o Condes recomendou ao secretário de Estado de Cultura, Gilberto Nasser, reunir-se com cada OSC proponente em separado, para realização de alguns ajustes nos repasses e metas de execução. “É o único modo de garantir o pleno funcionamento dos três museus (Museu de Arte de Mato Grosso e Galeria Lava Pés, Museu de Arte Sacra de Mato Grosso e Museu de História Natural Casa Dom Aquino)”, continou a assessoria de comunicação da SEC ao Circuito Mato Grosso.
“Estamos muito felizes em solucionar esse impasse. Desde o primeiro dia da minha gestão, o governador mostrou muita sensibilidade na resolução de tal impasse. E ainda se faz muito importante reafirmar que os museus e seus acervos em nenhum momento estiveram abandonados”, disse.
Nasser e sua comunicação explicaram ainda que as reuniões foram realizadas semanalmente com equipes especializadas formada por arquitetos, engenheiros civil e eletricista, historiadores, e um profissional conservador restaurador, de acordo com padrões internacionais de acervos museológicos do Instituto Canadense de Conservação (Icom), para “garantir a integridade dos acervos de cada museu”.