O Juízo da 57ª Zona Eleitoral, com sede em Paranatinga, a 411 km de Cuiabá, realizará mutirão de atendimento nas escolas municipais Marechal Rondon e José Pires Uluco – situadas no município, que atendem, respectivamente, as comunidades indígenas Xavante e Bakairi. O mutirão acontecerá no dia 3 d e maio, na escola municipal José Pires, e no dia 4 na escola Marechal Rondon. O horário de atendimento será das 9h às 16h.
A escola municipal Marechal Rondon está apta a funcionar com até duas seções eleitorais. Atualmente nesta unidade há uma seção em funcionamento com 360 eleitores. Já a Escola Municipal José Pires Uluco, atende 459 eleitores distribuídos em duas seções eleitorais. No entanto, a capacidade de funcionamento é de até três seções eleitorais.
Cada seção comporta no máximo 400 eleitores cadastrados e, sendo assim, após o mutirão, caso o número de eleitores ultrapasse esse quantitativo, uma nova seção será criada.
A realização do mutirão, bem como a criação de seção eleitoral, se necessário, foi determinada pelo juiz da 57ª ZE, Jorge Hassib Ibrahim, que explicou a importância da adoção de ações voltadas ao atendimento dos eleitores indígenas. "A Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas, adotada em 13 de setembro de 2007 pela Assembleia Geral da ONU, garante aos indígenas o direito de participar plenamente, se o desejarem, da vida política, econômica, social e cultural do Estado. A Lei nº 6001/1973 (Estatuto do Índio) estabelece que é dever do Estado proteger as comunidades indígenas, assim como preservar seus direitos, devendo garantir aos povos indígenas o pleno exercício dos direitos civis e políticos".