A 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa na próxima segunda-feira (23), em todo o país. Porém a Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgou nesta quinta-feira (19) que pode ocorrer atraso na campanha de vacinação nos municípios de Mato Grosso.
De acordo com SES, parte das doses começaram a chegar nesta terça-feira (17), como o início da campanha começa na próxima semana e algumas cidades ficam distantes da capital, as doses não chegarão em tempo hábil, comprometendo a data oficial de imunização.
Em uma coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (18), o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, anunciou que Mato Grosso deve receber 850 mil doses da vacina contra gripe.
Até o momento, 314 mil doses foram recebidas e à medida em que os demais lotes forem chegando, a SES realizará o envio aos municípios.
Apenas sete municípios estão recebendo 100% do quantitativo de doses necessário para atender a demanda. As cidades de Acorizal, Barão de Melgaço, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Santo Antônio de Leveger e São Félix do Araguaia.
A SES garantiu que vai fornecer as doses para todos os 141 munícipios de Mato Groso.
O grupo prioritário da campanha
Pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade — o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas — e os funcionários do sistema prisional.