As crianças brasileiras são cada vez mais estimulados ao consumo. A publicidade persuasiva está presente até mesmo dentro das escolas. Estudos realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístico (IBGE), aponta que o mercador brasileiro infantil cresce 14% ao ano.
Diante dessa realidade, uma Proposta que proíbe a publicidade infantil nas escolas da rede pública e privada do país pode ser aprovada em reunião da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) desta quarta-feira (4). A medida consta do Projeto de Lei da Câmara 106/2017, que recebeu parecer favorável do relator, senador Cristovam Buarque (PPS-DF).
Caso a medida seja aprovada, as empresas ficam proibidas de entrar nas escolas e realizar promoção comercial de produtos. O que ajuda no processo de desestímulo do consumo para o publico infantil.
Para o relator do projeto, deve ser sempre relevante buscar proteger as crianças da exposição à publicidade infantil. Após análise da CTFC, o texto segue para a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).