Cultura

Rogê Além lança álbum experimental e se prepara para turnê mato-grossense

“Eu não tenho essa vaidade de ‘nossa, eu quero ser famoso, quero ganhar milhões ou fazer um show com um milhão de pessoas’, eu só quero mostrar ao mundo o que tenho em meu coração”, conta Rogê Além em entrevista ao Circuito Mato Grosso. O paranaense que atualmente mora em Curitiba lançou na última semana seu primeiro disco, o experimental Analosintético, que se apoia em elementos eletrônicos e world music.

A pegada eletrônica do álbum, na verdade, não é uma grande novidade dentre os trabalhos do cantor. No EP Eletrosintético, Rogê também utiliza elementos do gênero. O desejo de mergulhar neste estilo sempre esteve presente, principalmente por ser bem diferente da vibe folk e cancioneira de seus primeiros trabalhos, como o EP Canções de Poesia.

“Eu tinha muito preconceito [com o eletrônico] — a gente tem vários preconceitos em relação às outras estéticas — até que eu comecei, por interferência de amigos, a tentar compreender a música eletrônica de forma diferente. Eu comecei a imaginar que ela poderia ser uma grande aliada na minha estética sonora, na minha poesia. Assim, eu conseguiria fazer um som sintetizado que soasse orgânico e verdadeiro”, revela.

O disco ganhou vida graças ao Circula MT e assim Rogê Além pôde produzir seu primeiro grande trabalho em carreira solo. O processo envolvendo a concepção e finalização do disco durou cerca de seis meses, e o cantor revela que extrapolou seus limites não somente como cantor e compositor, mas também como produtor musical.

Os planos são de tornar Analosintético um álbum visual. Serão lançados videoclipes para todos as faixas sempre no dia 22 de cada mês. Alguns cineastas, amigos do cantor, já foram chamados para contribuir com o projeto que deve também manter a assinatura de seus diretores, dando mais liberdade de criação.

Analosintético é uma produção autoral. Segundo Rogê Além, “[o trabalho autoral] é um ativismo, é você se empoderar e através disso dar exemplo para outras pessoas se empoderarem. (…) Eu levo a arte autoral como um ativismo, uma missão de você expandir as mentes e corações de outras pessoas”.

Turnê em Mato Grosso

A partir do dia 29 de abril, Rogê Além volta para Mato Grosso com a turnê de promoção de seu novo disco. Nesta data, o cantor passa por Sinop e, no mês seguinte, volta para Cuiabá e depois segue para Rondonópolis. Os shows são vinculados ao Circula MT e são gratuitos. Além destes concertos, há planos para Chapada dos Guimarães e Várzea Grande.

“Eu acho que as pessoas vão me compreender como um artista de verdade”, revela Rogê ao falar sobre suas expectativas ao voltar para o estado com sua turnê. “Eu estou achando que será um grande momento de expansão tanto de consciência quanto de coração. (…) Se der cinco pessoas, mil pessoas é a mesma coisa. Para mim o que importa é conseguir tocar um coração que seja”, completa.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e