Economia

Pagamento de IPVA com desconto de 3% pode ser feito até o dia 20 em MT

Os proprietários de veículos com placas finais 4 e 5 que perderam o prazo para aproveitar o desconto de 5% no pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) ainda podem obter 3% de desconto se quitarem o débito até o próximo dia 20, em cota única. Além disso, também é possível parcelar o valor em até três vezes. Confira o calendário de pagamento do IPVA 2018.

Conforme o calendário, de 21 a 29 de março o recolhimento do imposto deverá ser integral e à vista. Após esse período, o valor a ser pago terá acréscimo de juros e multas, não podendo obter descontos ou ser parcelado.

Nos casos de parcelamento solicitado no mês de vencimento do imposto, o valor por parcela não pode ser inferior a uma Unidade Padrão Fiscal (UPF), que para o mês de março está cotada em R$ 129,94. Além disso, para fins de validade, a primeira parcela deve ser quitada até o dia 29. As demais parcelas deverão ser recolhidas, respectivamente, até o último dia útil dos primeiro e segundo meses consecutivos ao do recolhimento da primeira.

A guia de recolhimento deve ser emitida no Portal da Sefaz, no menu IPVA, opção   Pague seu IPVA. Ao acessar o serviço, o proprietário do veículo também poderá consultar informações como possíveis débitos pendentes e parcelamentos.

O pagamento do IPVA, qualquer que seja a modalidade ou exercício de referência, pode ser efetuado mediante a apresentação do documento de arrecadação no Banco do Brasil, Sicredi, Bancoob, Bradesco, Itaú, Primacredi e Santander. A quitação do imposto é um dos requisitos para licenciar o veículo. O não pagamento gera multa e juros, além do risco de o veículo ser apreendido.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26