No dia 12 de março é comemorado o Dia do Bibliotecário, importante profissão do processo educacional e cultural de uma sociedade. Mesmo com a evolução tecnológica e seus meios digitais de leitura, engana-se quem pensa que as bibliotecas estão em baixa.
Segundo a bibliotecária Roseli de Fátima Gomes, em torno de 40 pessoas circulam por dia pelas dependências da Biblioteca Comunitária “Saber com Sabor”, localizada na Praça Clovis Cardoso em Cuiabá.
O conceito das bibliotecas de Cuiabá tem mudado à medida que a tecnologia evolui. E a Prefeitura de Cuiabá tem investido no setor com base no conceito de “Cidades Inteligentes”, que pensa na integração de sistemas e tecnologias da população para melhorar sua qualidade de vida.
“Antes trabalhávamos muito com os livros físicos, fichas e manuais e agora passamos a trabalhar com a informatização de sistema, ou seja, o livro físico tornou-se apenas uma dentre as várias informações que devemos gerenciar”, explicou Roseli.
A servidora ainda ressalta que a inovação passou a empregar novas atribuições ao cargo de bibliotecária como organizar, conservar e divulgar acervos de livros bem como cuidar da classificação de livros, papéis e arquivos digitais, além de gerenciar os empréstimos de livros e suas devoluções e ainda catalogar e orientar os usuários.
Com essas mudanças, a também pesquisadora explica que, em vez de sumir, a profissão de bibliotecário vem sendo mais valorizada, uma vez que, mais atuante, cria novas áreas para si, como é o caso da biblioteconomia social, que busca levar a informação dos livros àqueles que não têm podem ter o acesso.
Atualmente, seis bibliotecas entre municipais e comunitárias são disponibilizadas à população cuiabana, além de 32 bibliotecas escolares. Um plano de reforma mais elaborado para as respectivas bibliotecas está em desenvolvimento e deve acontecer ainda em 2018. Além disso, em concomitância com o Plano Municipal de Educação, mais 20 bibliotecas escolares devem ser implantadas até 2020.
Programação
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza esta semana uma programação especial voltada ao Dia do Bibliotecário com o tema “Quem ganha o presente é a comunidade cuiabana”.
O evento é inspirado no conceito Bookcrossing, criado nos Estados Unidos no começo dos anos 2000, combina leitura e urbanidade ao sugerir o convite aos leitores a partir de livros deixados em espaços da cidade como bancos de praças e paradas de ônibus, para que as pessoas ‘encontrem’ e leiam e, novamente, voltem a deixar os exemplares nos locais, criando assim uma espécie de cadeia em favor da leitura.
Confira a Programação em comemoração ao Dia do Bibliotecário:
13 de março (vespertino)
Praça da República
Praça Bispo
Praça Santos Dumont
Praça da Lixeira
14 de março (vespertino)
Praça 08 de Abril
Praça Rachid Jaud
Praça Popular
Praça Ipiranga
Praça Maria Taquara
15 de março (vespertino)
Orla do Porto