A empresa bélica Avibras, em Jacareí, demitiu 166 trabalhadores na tarde desta sexta-feira (12). A informação é do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, que representa os funcionários. A empresa informou em nota que precisou adequar o quadro de funcionários por causa da 'sazonalidade do negócio'.
De acordo com o sindicato, a empresa havia sinalizado recentemente a intenção de demitir funcionários, porém, o assunto foi discutido com a entidade. "Nossa intenção era avaliar alternativas ao corte", disse Sérgio Machado, diretor do sindicato e funcionário da Avibras.
Aos trabalhadores, o motivo alegado para o corte foi a redução na carga de trabalho. A Avibras produz equipamentos e sistemas de defesa como foguetes e veículos lançadores de mísseis e empregava antes das demissões 1.850 trabalhadores.
Assembleia
Os operários fizeram uma mobilização coordenada pelo sindicato em frente à fábrica na manhã desta sexta. Na ocasião, o sindicato informou a categoria sobre a possibilidade de cortes.
"Um representante do RH esteve no local e pediu para que os trabalhadores entrassem para o expediente com a garantia de que hoje não haveria nenhuma demissão. A promessa foi descumprida", lamentou.
Uma reunião entre representantes do sindicato e da empresa está marcada para a próxima segunda-feira (16) para discutir o assunto. O sindicato disse também que a planta está em estado a partir desta greve e disse que vai fazer uma nova assembleia às 7h de segunda.
Outro lado
A Avibras disse em nota que adequou em seu quadro de colaboradores, o que exigiu o desligamento de funcionários. O número de demissões não foi informado.
"Essa necessidade é resultado da racionalização de sua estrutura e também da sazonalidade de seu modelo de negócios com impactos temporários em sua produção", disse em trecho da nota.
A empresa disse que está empenhada na obtenção de novos contratos para produção.