Cidades

Estudantes do IFMT levam música a hospital Julio Müller

Levar alegria por meio da música e colaborar com o tratamento de pacientes e a melhoria no ambiente hospitalar. Com este objetivo os estudantes participantes do projeto de extensão “Acalanto – Humanização Através da Música” do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Cuiabá – Bela Vista fizeram uma visita nesta segunda-feira (11) ao Hospital Universitário Julio Müller, em Cuiabá, levando muita música aos pacientes e trabalhadores do local.

O projeto é coordenado pelo professor e artes Yuri Ogaya Assumpção, baseado nas experiências do projeto já desenvolvido Campus intitulado Vivências Musicais, com o propósito de humanização e melhoria de qualidade de vida de pacientes enfermos e acompanhantes ou ainda de pessoas adultas ou crianças asiladas ou albergadas em diversas instituições da capital mato-grossense ou baixada cuiabana.

Durante a visita, os estudantes apresentaram peças musicais em diversos estilos com foco nas músicas instrumentais e vocais em diversas áreas do hospital. A ação foi acompanhada de perto pela Coordenadora do Núcleo de Humanização do Hospital, Zenaide Dantas, que aprovou a iniciativa. “Temos no hospital a prerrogativa de proporcionar tanto aos pacientes quanto aos integrantes da nossa equipe vivências que contribuam com a melhoria dos serviços oferecidos no hospital e, consequentemente, do quadro clínico de nossos pacientes. Pesquisas científicas comprovam que ações como esta colaboram significativamente com a recuperação dos pacientes”, comentou.

O professor Yuri Ogaya Assumpção acrescenta que a meta é levar o projeto a outras instituições. “A partir dos nossos trabalhos, surgiu a necessidade de fazer algo a mais pelas pessoas por meio da música. Dessa forma iniciamos a ação no Hospital Júlio Müller. Para o ano que vem queremos ampliar o nosso projeto e fazer mais visitas em outros locais”, destacou.

A visita ao hospital representa uma experiência a mais também para os estudantes, de acordo com o aluno do 3º Ano de Meio Ambiente, Arthur dos Santos. “É um momento diferente daqueles que vivemos em sala de aula. Estamos levando alegria a pessoas que precisam de atenção, e isso é muito gratificante. A companhia dos meus amigos que tocam junto comigo no projeto também acrescenta muito”.

Representando o Diretor-geral do Campus Cuiabá Bela Vista, Deiver Teixeira, o chefe do departamento de Ensino, Andrei Maldonado, destacou a importância do projeto. “Os trabalhos de extensão desenvolvidos pelo IFMT tem como foco principal levar o Instituto mais próximo à população. Este projeto cumpre seu papel à risca, levando solidariedade e alegria no momento em que as pessoas mais precisam”.

O projeto também contou com a presença da Coordenadora de Extensão Daniela Cavenaghi, e da Assistente Social do IFMT Campus Bela Vista, Francismeiry Queiroz.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.