Pequenos produtores rurais de Cuiabá participaram, nesta sexta-feira (10), do II Seminário de Agricultura Familiar, evento realizado pela Prefeitura de Cuiabá e entidades parceiras como o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
O evento foi pensando na necessidade de inclusão e na sustentabilidade dos pequenos produtores do Vale Rio Cuiabá e do Cinturão Verde para que obtenham mais informações e melhorias das condições de práticas agrícolas, com preparação e apoio para o plantio e a comercialização de seus produtos, baseado em politicas públicas voltadas para toda a sua cadeia produtora.
Segundo o secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Vinicius Hugueney, o objetivo principal foi o de oferecer um espaço para divulgação para a agricultura familiar e unir lideranças das mais diversas comunidades rurais, para construção de um documento que estruture e aproxime as ações governamentais, com esses pequenos produtores, solucionando os processos produtivos de maneira que a sustentabilidade esteja relacionada com as questões econômicas, sócias e ambientais.
Entre os palestrantes, o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, assegurou o recurso para a construção do galpão do pequeno produtor rural, montante já disponibilizado pela Caixa Econômica Federal, aguardando a liberação para começar a obra.
“Esta é uma ação prática, aqui se debate toda politica pública que está sendo implementada, no momento, em favor dos pequenos produtores. Esta ação da prefeitura é extremamente importante. Muitas vezes por falta de informação os pequenos agricultores não acessam créditos, não acessam comercialização de forma adequada. E a missão do MAPA (Ministério de Agricultura e Pecuária e Abastecimento) é viabilizar a discussão, mostrar os programas do Ministério e chamar a atenção de órgãos ligados à agricultura”, disse Geller.
Por meio de emendas parlamentares, foi possível viabilizar R$ 4 milhões para investimentos no Mercado do Porto e no galpão de distribuição de produtos no Centro de Abastecimento de Cuiabá.
Para os produtores, a Prefeitura de Cuiabá tem se mobilizado e mostrado o interesse em ajudar. “Eu tenho acompanhado a vinda deles na comunidade e tem até alguns produtores rurais que receberam da Secretaria de Agricultura do Município kits para irrigação que tem ajudado a gente bastante nesse tempo de seca. E ainda mais agora que ouvimos do secretario do Ministério afirmar que vai ter recursos para a construção do nosso galpão na feira. Isso vai facilitar muito as nossas vendas”, disse Dionisio Justino da comunidade São Jerônimo que produz rapadura e planta abacaxi.
“Eu no momento não tô plantando, só tô criando porcos e galinhas que me dão um lucrinho com a venda. E ventos como esse são muito importantes pra nós, a gente aprende tudo de novo pra melhorar nosso trabalho. Agora fico na torcida pra esse galpão ficar pronto logo”, animou a agricultora Rosangela de Arruda Prates