Economia

Electrolux compra marca de eletrodomésticos Continental

A sueca Electrolux comprou a marca de eletrodomésticos Continental na América Latina. A empresa comprou a marca da massa falida da mexicana Mabe, que deixou os negócios no Brasil no ano passado. A operação brasileira da Mabe foi a falência e os bens e marcas foram vendidos em leilão.

A Electrolux pagou R$ 70 milhões para aquisição da propriedade intelectual da empresa falida.

"A Continental será um ativo valioso para a Electrolux, apoiando o crescimento contínuo e lucrativo em nossa região ", disse Ricardo Cons, diretor de área de negócios da Electrolux Major Appliances na América Latina, em comunicado ao mercado nesta segunda-feira (23).

A marca Continental foi comprada pela Mabe em 2009, da empresa alemã BSH Continental. Na época, a empresa mexicana chegou à vice-liderança do setor de eletrodomésticos, superando a própria Electrolux.

Com a crise no Brasil nos últimos anos, o mercado de linha brancas esfriou e a Mabe saiu do Brasil. Atualmente a liderança do mercado é da americana Whirlpool, dona das marcas Brastemp e Consul. A Electrolux é a segunda colocada no mercado.

Falência da Mabe
A falência da operação da Mabe no Brasil foi decretada em fevereiro de 2016. Os funcionários não recebiam salários, férias e o dinheiro da rescisão contratual desde dezembro, quando a empresa fechou.

Na ocasião, 342 trabalhadores das unidades de Campinas (SP) e Hortolândia (SP) ficaram sem os direitos trabalhistas, sendo que alguns tinham estabilidade no emprego após acidentes. Os trabalhadores chegaram a ocupar as duas fábricas e só saíram por determinação da Justiça.

No fim de maio, eles começaram a receber parte dos salários atrasados após a Justiça autorizar o depósito de R$ 8 milhões na conta do sindicato da categoria. Cada ex-trabalhador recebeu cinco salários mínimos. No entanto, para o restante dos direitos, a empresa depende do leilão de toda a massa falida.

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26