Economia

Jobs e Lemann estão entre os que mais inspiram a carreira dos jovens

Steve Jobs, fundador da Apple, e o bilionário brasileiro Jorge Paulo Lemann estão entre as figuras que mais inspiram e influenciam a carreira dos jovens da geração Z (nascidos a partir da década de 90). É o que mostra a pesquisa “Carreiras em transformação” da Page Talent, empresa de recrutamento especializada em estágios e trainees, e da Inova Business School.

“Essa lista traz resultados surpreendentes. Por se tratar de uma geração amplamente conectada, esperávamos até que outros nomes mais ligados ao dia a dia desses jovens aparecessem na pesquisa. Isso mostra que essa turma procura para suas carreiras a inspiração de pessoas ligadas à inovação, empreendedorismo e sucesso. Pretendem aprender algo com eles e que os motivem a trilhar uma carreira mais vitoriosa”, analisa Manoela Costa, gerente-executiva da Page Talent.

O empresário brasileiro Jorge Paulo Lemann ( Felipe Rau/Estadão Conteúdo)

A expectativa dos pesquisadores era de que youtubers e celebridades inspirassem a carreira de jovens, mais do que os grandes nomes do mundo dos negócios.

Veja o ranking das pessoas que mais inspiram os jovens da geração Z

Steve Jobs (8%)

Jorge Paulo Lemann (5%)

Silvio Santos (4%)

Barack Obama (3%)

Jesus Cristo (3%)

Bill Gates (3%)

Flávio Augusto da Silva (3%)

Elon Musk (2%)

Mark Zuckeberg (2%)

A pesquisa foi feita em abril e maio deste ano e teve a participação de 4.093 candidatos a programas de estágio e trainee e 310 representantes de RH de empresas de diversos setores e portes.

Empreendedores e família influenciam a carreira

Empreendedores de sucesso, inovadores de sucesso e as mães estão entre os que mais influenciam as decisões dos jovens na hora de procurar emprego. O estudo considerou peso 3 como máxima influência e 1 como menor intensidade. As três categorias tiveram nota média de 2,50.

Completam o ranking: executivos de sucesso (2,42), professores/mentores (2,41), amigos (2,21), pesquisadores de sucesso (2,19) e o pai (2,18).

Por outro lado, celebridades (1,28), youtubers e blogueiros (1,54), líderes políticos (1,54) e redes sociais (1,90) foram listados como aqueles com menor influência.

“Dois tipos de referências convergem a curva de influência de um jovem: figuras inatingíveis, como exemplos de sucesso e história, e figuras familiares que possibilitam troca, sejam de informações, experiências ou opiniões. Conhecendo melhor quais são as visões reais de influências concluímos que a aproximação ao jovem está além das impressões”, analisa Manoela.

O que buscam nas empresas

O principal atrativo para os jovens em uma vaga de emprego é o plano de carreira estruturado (61%). Essa característica fica à frente até do salário (45%).

Por outro lado, 65% deles não veem possibilidades claras de crescimento nas empresas onde trabalham (traduzida pela baixa efetivação de estagiários). De acordo com os profissionais de RH, apenas 44% afirmaram efetivar até 30% do seu contingente de estagiários.

As características mais valorizadas em jovens estagiários são a boa relação interpessoal e desenvoltura na comunicação (53%), personalidade ativa e mão na massa (44%), dedicação (30%) e uma faceta versátil que o permita transitar e ter visão de atividades diversas (30%).

Os jovens buscam empresas que valorizam a preservação da qualidade de vida de seus colaboradores (68%), compromisso com a inovação e tecnologia (28%) e representassem caráter de cuidado e responsabilidade social (48%) e ambiental (29%).

“Não são programas e posicionamento inovador que fazem diferença. Mesmo em termos de estrutura física, os jovens afirmaram idealizar empresas dos sonhos em espaços mais corporativos ou co-working na mesma proporção”, aponta Manoela.

Os jovens buscam gestores inspiradores (50%), abertos (35%) e dinâmicos (16%).

“A primeira impressão nos indica que os jovens buscam gestores menos presos ao operacional diário e que trabalhem com altas ambições e ritmo. Esta projeção também está ligada a quem estes jovens gostariam de se tornar quando tomarem a cadeira de gerente”, diz Manoela.

Redação

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Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

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