Opinião

Só erra quem caminha

Um dos desafios nesse processo de autoconhecimento é o erro. Leandro Karnal diz que “… o erro é um dos nossos maiores aliados, quem erra aprende, quem erra pode saber o que pode dar certo ou não, vai criando uma forma de encarar o mundo e nos tornando, com o tempo, mais sábios”.  Aprender com o erro é fundamental, onde foi que eu errei. Porque é que eu errei, como eu devo evitar este erro mais uma vez.  Uma especialista em navegação nos Estados Unidos disse que um barco no porto está seguro, mas não foi para isso que ele foi feito.

Se eu ficar na minha zona de conforto permanentemente, eu vou descobrir que comecei a perder energia. Porque tudo que não está recebendo desafios está morrendo. Todo ser ao qual eu não agrego massa está perdendo massa.  Todo ser que não se movimenta não se transforma; começou a morrer. Logo, eu preciso me arriscar. A zona de conforto é minha inimiga, e é uma inimiga muito forte. Eu preciso sair dessa zona, estabelecer para mim o que eu quero. Estabelecer minhas metas pessoais, porque a zona de conforto é aquilo que mais produz acomodação, é aquilo que mais me destrói como profissional.

Você chegou aonde quer chegar? Não? Então estabeleça qual novo patamar você quer.  Você já aprendeu inglês. Ótimo, nos dias de hoje isso é básico. Aprenda a terceira língua. Estabeleça um desafio. Porque a zona de conforto é muito, muito tentadora. Penso que é a maior tentação que temos na vida. Temos que estar permanentemente nos fazendo aquela pergunta: quem sou eu e o que quero? Tudo está em mudança permanente. Logo, só tenho duas escolhas: eu sou o ser que muda ou eu serei mudado… Tenho pensado muito nisso, eu realmente me coloco à prova? E quando recebo feedback negativo, o que sinto? Ouço ou já preparo a justificativa? A partir de hoje só aceite feedback positivo E negativo, se abra para as críticas.

Se não consegue ver onde erra somente quando os outros erram, algo está errado, perceba onde você estacionou, em qual idade. Emburra, vira as costas, interrompe quando vai receber uma crítica, acha que é inveja etc. etc. Cresça! Afinal, a excelência só vem com MUITO treino. Então desejo que você erre, e quando errar saiba que está a caminho e relaxe. Namastê.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do